Viana realiza atendimento direcionado às mulheres vítimas de violência

Fotos: SEMTRADES

Dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, é uma data em alusão à luta, ao combate e à eliminação das várias formas de violência que vitimam as mulheres em todo o mundo.

A data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), dominicanas que ficaram conhecidas como Las Mariposas e se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana, sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960. Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas.

Em Viana, o atendimento direcionado às mulheres inseridas no contexto de violência, seja ela física, psicológica, financeira, patrimonial, de gênero, doméstica, moral e sexual é realizado por intermédio do Serviço de Proteção Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI) do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), equipamento socioassistencial vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social.

O CREAS oferta atendimento especializado e encaminhamentos aos serviços públicos necessários, onde ocorre a articulação com a rede de enfrentamento à violência e com os equipamentos de atendimento a este público. Dessa forma, o CREAS possui atuação fundamental para a garantia da proteção e acompanhamento das vítimas.

O atendimento tem início com a denúncia, que pode ser realizada pela própria vítima de violência doméstica, ou por qualquer pessoa que suspeite que alguma agressão esteja ocorrendo. As denúncias e acompanhamentos são sigilosos, para assim não expor ou colocar em risco o denunciante, assim como a vítima.

Ao receber a informação, os profissionais do CREAS realizam o contato com a mulher, que é acolhida e atendida por uma equipe composta por profissionais capacitados para ofertar atendimento humanizado.

Às mulheres que se encontram em risco iminente de morte devido à situação de violência doméstica e familiar, o CREAS oferta acolhimento institucional, na Casa Abrigo Estadual “Maria Cândida Teixeira”, equipamento de alta complexidade de nível estadual.

As mulheres que realizam a adesão ao acompanhamento no PAEFI são encaminhadas aos cursos de profissionalização que o município oferta pelo Programa de Qualificação Profissional, Geração de Emprego e Renda para o vianense (GERAR), desenvolvido pela Subsecretaria Municipal de Trabalho.

Para a gerente de Proteção Social Especial, Rhaiany Helmer, é de grande importância a população ter clareza sobre as diversas formas que as agressões ocorrem, as quais vão além da violência física, e os canais de denúncias existentes que podem ser acionados por qualquer cidadão e de forma anônima.

E como forma de minimizar os casos de violência contra a mulher no município, o Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Glaydiston Mendes; a Gerente de Proteção Especial, Rhaiany Helmer Brito; e o psicólogo do CREAS, Vinicius Rodrigues de Souza, se reuniram nesta quinta (25) no gabinete da Divisão Especializada da Mulher, com Cláudia Dematté, Delegada da Divisão Especializada da Mulher; Renata Duarte Lima Marchini, gerente do projeto “Homem que é Homem”; e com Ana Paula M. Patrocínio,  psicóloga da Polícia Civil; para tratar de assuntos relacionados à promoção de ações de cunho educativo para prevenção à violência contra a mulher.

CANAIS DE DENÚNCIAS

• 190 Polícia Militar