Alunos da rede municipal recebem prêmios do V Concurso de Desenho

Fotos: Victor de Andrade

Os vencedores do V Concurso de Desenho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) receberam as premiações nesta sexta-feira (10). Com o tema “Cuidar do Meio Ambiente para cuidar de si”, o concurso selecionou desenhos de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O concurso foi realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. O objetivo é incentivar as crianças nos cuidados e na preservação com o meio ambiente.

Os desenhos foram produzidos em sala de aula com orientação do professor de cada turma. Os alunos que participaram foram os das séries finais da Educação Infantil (Pré I e Pré II) e das séries iniciais do Ensino Fundamental (1°, 2º e 3º ano). Das 14 escolas participantes, o concurso contou com 300 alunos inscritos.

Cada criança participou com apenas um desenho, onde retratava a ideia central sobre o tema. Para a seleção, foram considerados os aspectos de criatividade, originalidade, coerência, temática, organização e aspecto geral do desenho.

Como prêmio, os vencedores receberam kits de pintura aquarela, conjunto de lápis de cor e kits de livros infantis.

O prefeito Wanderson Bueno ressaltou que as crianças são o futuro da sociedade e, por conta disso, desenvolvimento de projetos de conscientização voltados para os pequenos são imprescindíveis.

“Temos como princípio a educação ambiental. Viana é uma cidade que cresce e se desenvolve muito na Grande Vitória nos últimos anos e vem se tornando um marco. Então é importante pensar no desenvolvimento sustentável. Cidades são organismos complexos para se trabalhar, por isso é importante que se construa uma consciência social para fazermos um mundo melhor”, pontuou o prefeito.

“É um prêmio muito importante, faz parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável. O tema do meio ambiente é freqüente nas nossas escolas e trabalhamos sobre a conscientização todos os dias. Parabenizo todos os alunos, professores e diretores que desenvolveram esse projeto nas escolas em prol do nosso meio ambiente. Que as nossas crianças cresçam sabendo dos deveres como cidadão, não só para nossas vidas, mas para todo o planeta”, parabenizou a secretária de Educação (SEMED), Luzian Belisario.

O secretário de Meio Ambiente (SEMMA), Luiz Guilherme da Costa Cruz, projeta a realização de mais projetos e concursos no próximo ano.

“Esse concurso é voltado para conscientização das crianças. Ano que vem teremos mais projetos importantes e contaremos com o apoio dos diretores e dos pais, para unir toda a sociedade em prol do meio ambiente”, ressaltou o secretário.

O gerente de Educação Ambiental, Lucas Bylaardt, ressaltou a importância da conscientização das crianças por meio de projetos como este.

“Queremos educar e conscientizar as crianças para a importância do meio ambiente e ressaltar que não é apenas a mata exuberante que temos em Viana ou a água, os bichos e as plantas. As nossas ações impactam no meio ambiente, então cada um deve fazer a própria parte”, comentou Lucas.

Marcilene Valadares Lyra acompanhou a premiação da filha, Manuela Lyra, estudante do CMEI Professora Biluca que ficou em 1º lugar, e comemorou a conquista e o aprendizado adquirido pela estudante.

“Minha filha ficou muito feliz com a premiação, estava ansiosa para receber o prêmio. Estou muito contente que ela tido este reconhecimento”, comemorou.

CONFIRA A LISTA DOS PREMIADOS

Vencedores do V Concurso de Desenho - Categoria Educação Infantil Pré I e Pré II

1º Lugar - Aluna: Manuela Lyra – Grupo 5º B

CMEI Prof.ªBiluca – Professora Cândida