Programa Nossocrédito: Centro do Empreendedor de Viana concede mais de R$ 1,5 milhão em empréstimos

O Centro do Empreendedor de Viana concedeu R$ 1.618.520,41 em empréstimos por meio do programa NossoCrédito para os empreendedores neste ano.

Além de orientações para os comerciantes informais se tornarem Micro Empreendedores Individuais (MEI), o órgão ainda concede linha de crédito do programa, com até R$ 21 mil em empréstimo para investir em produtos, insumos e capital de giro para os comércios.

O valor aprovado nos últimos 11 meses, supera a quantia do mesmo período em 2020, quando R$ 1.586.114,00 foram concedidos. Até o momento,  novembro é o segundo melhor mês deste em valores aprovados, com R$170.500,00.

O Centro do Empreendedor, que fica localizado no Centro Multiuso É Pra Já, em Marcílio de Noronha, oferece também apoio e participação em cursos, eventos, atividades e feiras.

Desde 2003, ano em que o programa começou a conceder empréstimos para empreendedores, foram repassados R$29.859.990,92 por meio de operações de crédito.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Viana, César Albenes, o programa Nossocrédito com um grande apoiador das políticas que ajudam a fomentar os pequenos negócios Viana.

“Além de ajudar tem o capital, podemos conhecer mais de perto o trabalho desses empreendedores que buscam as linhas de crédito. O acompanhamento dos agentes de crédito é de extrema importância nesse processo, são eles que avaliam a natureza do empreendimento e estabelecem uma relação profissional de confiança com os microempreendedores”, pontuou o secretário.

O município conta atualmente com cerca de seis mil micro empreendedores individuais e com um grande volume de crédito.

O número de atendimentos realizados no Centro do Empreendedor neste ano na unidade foi de 2.443, superior aos 1.611 atendimentos registrados em 2020. Segundo os dados do programa Nossocrédito, 55% das operações aprovadas são direcionadas ao público feminino.

Como funciona o financiamento do Nossocrétido Viana
Para obter o financiamento é necessário ter boas referências pessoais, não possuir restrições no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e SERASA. O empreendimento precisa de, no mínimo, seis meses de funcionamento ou ter participado de curso de qualificação. Além disso, é necessário residir por dois anos no município, o ganho bruto do último ano deve ser inferior ao valor de R$ 240 mil reais. Também é necessária a apresentação de um ou dois avalistas dependendo do valor solicitado com renda comprovada, podendo ser parente de primeiro grau.

Em relação aos documentos a serem apresentados, é necessário duas cópias da: carteira de identidade (RG), do cadastro de pessoas físicas (CPF); da certidão de casamento; comprovante de residência. Caso o interessado seja casado, também é necessário apresentar o RG e CPF do cônjuge. Para o avalista é preciso duas cópias do RG e CPF; certidão de estado civil; comprovante de renda; comprovante de residência, caso for casado RG e CPF do esposo (a).

Agência do Nossocrédito de Viana
A Agência do Nossocrédito de Viana fica localizada no Centro do Empreendedor, no Centro Multiuso "É Pra Já", na praça central do bairro Marcílio de Noronha. O serviço atende Micro Empresas (ME), Micro Empreendedor Individual (MEI) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (27) 3343-3096.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo