Alunos aprendem sobre municípios capixabas em jogo de cartas

Fotos: Victor de Almeida

Aprender enquanto brinca torna o ensino mais lúdico e divertido para as crianças. Esse é o objetivo do projeto desenvolvido com alunos do 5º ano da escola EMEF Francisco de Assis Pereira, em Canaã.

Os estudantes produziram um jogo que consiste em tomar todas as cartas dos outros participantes por meio de escolhas de características de cada carta, como jogos de personagens do Pokémon.

O tema das cartas feitas na escola são os 78 municípios do Estado, com informações básicas sobre demografia e índices educacionais e econômicos. O jogo funciona assim: a carta com maior número no atributo escolhido pelos jogadores vence a rodada.

A professora Nina Soares Rocha, idealizadora do projeto, comenta que a inspiração para criar as cartas surgiu após ela observar os alunos jogando cartas nos intervalos entre as aulas. O aprendizado das crianças com as cartinhas despertou a ideia de criar uma metodologia ativa que as utilizasse para ensinar mais sobre o Estado.

“O objetivo principal do projeto é despertar nos alunos o interesse em analisar os índices de desenvolvimento de forma crítica e contextualizada, elucidando o sentimento de pertencimento e identidade em cada um, visto que eles mesmos pesquisaram os dados e ajudaram a construir o jogo, tornando-se protagonistas ativos no processo ensino-aprendizagem”, apontou Nina.

O aluno Eduardo Tomas Carioca Santana, de 11 anos, participou do projeto e conta que aprendeu de uma maneira mais rápida sobre o conteúdo que seria ensinado em sala de aula.

“Aprendi bastante sobre as cidades, foi um jeito mais fácil e mais divertido de estudar. Nós aprendemos brincando. Vou continuar jogando fora da escola com os meus amigos”, comentou o estudante.

Além das cartas, as crianças produziram pesquisas sobre os municípios aproveitadas no jogo.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Ygor Amorim

Publicado em segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Atualizado em quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915