Sintomas gripais: Saiba quando procurar atendimento nas unidades de saúde

Os serviços de Urgência e Emergência registraram um aumento de casos de sintomas gripais nos últimos dias, levando o sistema de saúde a operar no limite de sua capacidade. Como exemplo, uma das unidades, que costumava ter 180 atendimentos diários, passou para 480, um aumento de três vezes no atendimento.

Por conta disso, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), orienta que a população só procure os serviços de urgência e emergência em caso de sintomas graves da doença, como falta de ar, aperto no peito, desidratação e náuseas.

Sintomas gripais mais leves, como febre, tosse seca, mal-estar, cansaço e dores de cabeça devem ser direcionados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Secretária de Saúde, Jaqueline Jubini, ressalta que apesar do aumento no número de atendimentos, o município não vai alterar ou reduzir nenhum serviço da saúde.

“Em Viana, neste momento, não vamos interromper nenhum tipo de atendimento, incluindo as consultas eletivas. O município está preparado para prestar serviço a toda população, seja em caso de sintomas gripais ou qualquer outra situação de saúde”, pontuou Jaqueline.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade receberam reforço para atender a população. São elas: Campo Verde; Marcílio de Noronha I; Ipanema; Industrial; Universal; Areinha; Soteco; Jucu; Viana Sede; Primavera; Morada de Bethânia; Nova Bethânia I, Nova Bethânia II e Canaã.

A SEMSA enfatiza ainda que no feriado prolongado do Ano Novo, o Pronto Atendimento de Arlindo Villaschi e a UPA de Viana Sede funcionarão normalmente, com o quadro completo de médicos e de enfermagem, atendendo principalmente urgências.

Orientação e cuidados contra a gripe:
A Secretaria da Saúde alerta para o aumento do número de casos de síndromes gripais, em observação ao aumento da procura de serviços de saúde pela população, no município.

É importante que a população siga as orientações de cuidados e mantenha os hábitos que previnem infecções respiratórias, como:

Uso correto de máscara facial;

Vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza;

Uso de lenço descartável para higiene nasal;

Busca do serviço de saúde, em caso de sintomas gripais;

Não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manutenção dos ambientes bem ventilados;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;

Adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Vacinação contra gripe

Como defesa para combater tanto para gripe, como a Covid-19, a vacinação e a testagem de todas as pessoas sintomáticas acontece nas Unidades de Saúde de Marcílio de Noronha e Vila Bethânia, sem a necessidade de agendamento, de 08h às 15h, de segunda a quinta-feira, nesta semana.

A Unidade de Saúde de Marcílio de Noronha estará funcionando nesta sexta-feira, 31, das 8 às 16 horas, para vacinação contra Covid-19 e Influenza. No local também será realizado teste de antígeno para detectar a Covid-19.

A cobertura vacinal de Influenza do município é de 87%, sendo a meta de 90%. O imunizante está disponível, a todos os cidadãos a partir de seis meses de idade.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo