Viana tem redução de 21% no número de homicídios

O município de Viana registrou 15 homicídios entre os meses de janeiro e dezembro de 2021. O dado representa uma redução de 21% no número de crimes desta natureza na cidade em comparação ao mesmo período no ano de 2020.

A queda no número de homicídios na cidade foi superior em relação à média dos municípios da Região Metropolitana, que tiveram um decréscimo de 14,1% nos dados referentes a assassinatos.

Há 84 dias sem registrar mortes, Viana finalizou o terceiro ano de redução nos homicídios na série histórica e tende a manter a tendência de queda nos próximos meses.

O prefeito Wanderson Bueno destaca que a redução na criminalidade no município é resultado de um trabalho conjunto de todos os setores da administração municipal.

“Essa queda histórica se deve a um esforço coletivo de toda gestão, que, em equipe, trabalhou para conscientizar a população e reduziras desigualdades. O município está presente nas comunidades, com a realização de ações de fiscalização e repressão à criminalidade com a atuação da Guarda Municipal, além de melhorias urbanas, como iluminação pública, capazes de trazer mais segurança aos munícipes”, comemorou o prefeito.

O secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher, aponta que a integração entre Estado e município teve papel importante na redução dos dados.

“O Gabinete de Gestão Integrada Municipal teve papel chave na definição de estratégias de segurança pública junto às polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e demais órgãos. A política de segurança municipal é feita de forma integrada, e isso é primordial para que o tema seja debatido e assim as possíveis soluções sejam adotadas para reduzir ainda mais os índices de criminalidade”, comentou.

Fiscalizações

Ações de fiscalização promovidas pela Comissão Interna de Fiscalização Integrada (Coifin) também tiveram importante papel na redução de dados de criminalidade em Viana.

Durante o ano de 2021, foram realizadas 159 operações da comissão. As ações visam inibir a criminalidade na cidade e trazer mais segurança aos vianenses.

Além disso, a Guarda Municipal promoveu mais de 700 operações de visibilidade, cerco tático, abordagens, visitas tranquilizadoras nos equipamentos públicos e privados, fiscalização do trânsito, de estabelecimentos comerciais e festas clandestinas durante o período.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Ygor Amorim

Publicado em segunda-feira, 03 de janeiro de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915