Prefeitura sanciona aumento no valor da escala extraordinária da Guarda Municipal

A Prefeitura de Viana sancionou a lei municipal que aumenta o valor da escala extraordinária de trabalho da Guarda Civil Municipal. O aumento é referente à escala de atuação da Guarda em eventos ou ações de apoio operacional e em fiscalizações.

Com o aumento, o valor foi de 15% para 25% em cada escala. Sendo assim, o agente pode atuar em quatro escalas mensais, totalizando 100% do seu salário base.

O texto foi aprovado nesta quarta-feira (05) na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Wanderson Bueno durante reunião na tarde desta quinta-feira (06). Estiveram presentes o vice-prefeito Fábio Dias, o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher, e representantes da Guarda Municipal.

"Este reajuste vem para valorizar o trabalho da Guarda Municipal nos bairros de Viana. Nossos agentes são o espelho da segurança na cidade e tem desempenhado papel muito importante para a redução da criminalidade", pontuou o prefeito Wanderson Bueno.

O secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher, comemora o aumento, que permitirá maior atuação dos agentes de segurança do município.

“Isso significa mais Guarda Municipal nas ruas. Um efetivo maior, possibilita a realização de operações e mais atuação dos agentes no município”, comentou.

A lei também prevê ainda o Auxílio Uniforme para aquisição de farda e acessórios necessários, além da indenização por renovação do porte de arma.

Viana tem redução de 21% no número de homicídios

Com atuação da Guarda Municipal desde o julho de 2020, o município de Viana registrou 15 homicídios entre os meses de janeiro e dezembro de 2021. O dado representa uma redução de 21% no número de crimes desta natureza na cidade em comparação ao mesmo período no ano de 2020.

A queda no número de homicídios na cidade foi superior em relação à média dos municípios da Região Metropolitana, que tiveram um decréscimo de 14,1% nos dados referentes a assassinatos.

Há 84 dias sem registrar mortes, Viana finalizou o terceiro ano de redução nos homicídios na série histórica e tende a manter a tendência de queda nos próximos meses.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo