Coletivo Cultura Bethânia: Sessão de cineclube apresenta série para jovens de Viana

Janeiro traz uma programação variada voltada para a valorização cultural de Viana. O Coletivo Cultura Bethânia realiza ações durante este mês visando desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens da região da Grande Bethânia.

Entre as iniciativas previstas, estão sessões de cineclubismo, visitas guiadas aos espaços históricos da cidade e uma competição de Slam, como são conhecidas as batalhas de poesia falada. Os projetos foram selecionados pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (Semect).

Na próxima terça-feira (11), uma sessão do cineclube, o Cine Cria, dá início às apresentações. O evento será realizado na Escola de Beleza, em Nova Bethânia. Para descentralizar o acesso ao cinema e abordar questões de raça, gênero e estratificação social, o evento exibirá episódio da série “Olhos que Condenam”, da Netflix, sobre o caso verídico de cinco jovens negros que foram injustamente acusados de um estupro no Central Park, em 1989.

“Pretendemos levar os jovens a refletir sobre a linguagem do cinema, estimular o desenvolvimento do pensamento crítico social e promover rodas de discussões sobre temas que fazem parte do dia a dia das comunidades, como racismo, violência e a vulnerabilidade das juventudes diante da presença do tráfico de drogas ilícitas”, comenta Drica Coelho, idealizadora do evento.

A exibição, que acontece a partir de 19h30, é aberta ao público e recebe 25 pessoas. Outras três sessões do Cine Cria, estão marcadas para os dias 18 e 25 de janeiro, e 1 de fevereiro.

Programação
O Coletivo Cultura Bethânia ainda traz programação durante todo o mês de janeiro. Entre as ações está o Viana Tour, com visitas guiadas à comunidade quilombola de Araçatiba e à Banda de Congo de Piapitangui, no Vale das Cachoeiras, além do ViaSlam, primeiro campeonato de poesia falada, que acontecerá no Teatro Municipal de Viana.

Cine Cria
Exibição da série em quatro episódios “Olhos que Condenam”

11, 18 e 25 de janeiro, e 1 de fevereiro

Onde:
Escola de Beleza, Nova Bethânia.

Público máximo:
 25 pessoas

Viana Tour

Visitas guiadas à comunidade quilombola de Araçatiba e à Banda de Congo de Piapitangui, no Vale das Cachoeiras.
16 e 23 de janeiro

saída às 9h e retorno às 12h

Público-alvo:
grupos de 15 crianças e adolescentes por passeio de van

Inscrições:
por meio de preenchimento de formulário no Google Forms; o link será disponibilizado no Instagram @culturabethania.

ViaSlam

1º campeonato de poesia falada ViaSlam
30 de janeiro

Onde:
Teatro Municipal de Viana

Quem participa:
16 poetas, sendo oito homens e oito mulheres.

Todos os eventos têm entrada franca.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo