Vacinação de crianças contra a Covid-19 em Viana começa com ação na APAE e na Casa de Acolhimento

Fotos: Victor de Andrade

A campanha de vacinação de crianças em Viana teve seu início na manhã desta sexta-feira (21), com a aplicação de doses nos pequenos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e institucionalizadas na Casa de Acolhimento Provisório (CAP) do município.

O mutirão imunizou cerca de 140 crianças com idades entre 5 a 11 anos. A aplicação das doses ocorreu no espaço físico das unidades, como forma de acolher e tratar os pequenos da melhor forma.

“Nós escolhemos iniciar a vacinação de crianças na APAE por se tratar de um público que possui uma série de comorbidades e assim garantimos a imunização deste público mais vulnerável e suscetível à doença”, comentou a secretária de Saúde, Jaqueline Jubini.

A CAP é destinada ao acolhimento de crianças e adolescentes em medida protetiva por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. Localizado no bairro Marcílio de Noronha, atualmente atende a 15 crianças e adolescentes de ambos os sexos.

"O sentimento é o de dever cumprido, com a garantia de direito no que tange o cuidado com a saúde  dos nossos acolhidos. É uma alegria e uma esperança em dias melhores com a chegada da vacina para nossas crianças”, comemorou o coordenador da CAP de Viana, Adenilton Melo de Olivera.

O imunizante utilizado na vacinação foi da Pfizer/BioNTech, de uso pediátrico, em esquema primário de duas doses de 0,2mL.

Mutirão no sábado

A campanha de vacinação em Viana não para. Um mutirão neste sábado (22) vai imunizar crianças com idades entre 5 e 11 anos na Policlínica, do bairro Marcílio de Noronha. O evento terá programação especial para receber a criançada e estimular a participação de todos.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo