Coletivo Cultura Bethânia e Batalha do NB realizam oficinas de hip hop para jovens de Viana

Créditos:Batalha do NB

Para capacitar jovens que atuam no campo das artes no município de Viana, o Coletivo Cultura Bethânia e a Batalha do NB promovem em fevereiro duas oficinas voltadas para o universo do hip hop, intituladas “Desenvolva seu Freestyle” e “Isso é Batalha do NB”. As vagas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (28) pelos formulários do Google disponibilizados no Instagram do grupo: @culturabethania e @batalhadonboficial.

Selecionado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo de Viana, o projeto “Desenvolva seu Freestyle” se propõe a discutir linguagens que envolvem o processo de construção de rimas, bem como o crescimento artístico de MCs vianenses.

As oficinas serão ministradas pelo artista Fampa MC (RJ), reconhecido como um dos principais MCs de batalhas de rimas do Brasil, nos dias 08, 10, 15 e 17 de fevereiro, pela plataforma Google Meet.  Entre outros títulos e premiações, Fampa MC foi medalhista de bronze no Red Bull FrancaMente, uma das principais competições de talentos do rap do país, e campeão de batalhas de rima no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e São Paulo.

Cada aula terá uma hora de duração, e o conteúdo programático vai abordar os fundamentos da língua portuguesa, poesia e literatura, além de métodos para tornar as rimas mais ricas, incluindo os temas figuras de linguagem; classificação das rimas; construção e métrica; e rima interna.

O curso terá 10 vagas, e cada aluno/aluna selecionado receberá uma bolsa-auxílio de R$100, que está prevista na planilha de custos do projeto. “Essa ação afirmativa visa fortalecer financeiramente os artistas do hip hop vianense, para além do conhecimento cultural”, comenta o produtor Ramon Matheus, idealizador do Coletivo Cultura Bethânia, ao lado de Drica Coelho.

Isso é Batalha do NB
Simultaneamente, a Batalha do NB recebe inscrições de alunos interessados em participar do Projeto “Isso é Batalha do NB”, que busca valorizar as potencialidades juvenis por meio do grafitti e das batalhas de rima.

Selecionado pelo Edital 019/2020 - Valorização da Cultura Urbana no Estado do Espírito Santo - da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto consiste na realização de oficinas de grafitti e de encontros da Batalha do NB, como são chamadas as batalhas de rimas desenvolvidas por adolescentes e jovens moradores do bairro de Nova Bethânia, em Viana.

Serão realizadas três oficinas de grafitti nos dias 11,12 e 13 de fevereiro, das 15h às 18h, na Praça de Nova Bethânia. As inscrições são limitadas a oito vagas e podem ser feitas por meio de formulário do Google Forms, disponibilizado no Instagram @batalhadonboficial. A finalização do projeto prevê a pintura de um mural no local pelos alunos.

Por sua vez, os encontros da Batalha do NB irão acontecer sempre às segundas-feiras, com início no dia 07 de fevereiro e encerramento em 07 de maio, totalizando a realização de 13 batalhas de rima. “Por meio desse projeto pretendemos fortalecer os protagonismos desenvolvidos por jovens que frequentam e realizam a Batalha do NB, além de fomentar a manutenção e o crescimento profissional e artístico do grupo”, detalha o produtor Patrick Machado.

Programe-se para as oficinas:

Oficina “Desenvolva seu Freestyle”
Com o artista Fampa MC (RJ)

Quando: 08, 10, 15 e 17 de fevereiro

Horários: 19h às 21h

Onde: plataforma Google Meet

Número de vagas: 10

Inscrições: gratuitas, até 28 de janeiro, por meio de formulário Google Forms, disponibilizado no Instagram @culturabethania

Realização: Coletivo Cultura Bethânia e Batalha do NB

Apoio:
Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc/ Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo de Viana

Oficina Isso é Batalha do NB”
Aulas de grafitti com a oficineira Chama Amanda

Quando: 11,12 e 13 de fevereiro

Horário: das 15h às 18h

Onde: Praça do Bairro Nova Bethânia - Rua Santa Maria, Nova Bethânia, Viana - ES, CEP. 29.135-000

Número de vagas: 08

Inscrições: gratuitas, até 28 de janeiro, por meio de formulário Google Forms, disponibilizado no Instagram @batalhadonboficial.

Realização: Coletivo Cultura Bethânia e Batalha do NB

Apoio:

Saiba mais sobre o Coletivo Cultura Bethânia:
O Coletivo Cultura Bethânia foi criado no dia 22 de agosto de 2019 com o intuito de promover diálogos e ações de políticas públicas para os jovens da região da Grande Bethânia, no município de Viana. Os idealizadores do Coletivo são Drica Coelho e Ramon Matheus. Inicialmente, o coletivo se chamava “Movimento da Juventude de Viana”. Ao longo desses dois anos de atuação o grupo promoveu sessões de cineclubismo, batalhas de poesia falada e rodas de conversa com crianças, adolescentes e jovens da região.

Todas as ações têm como público-alvo crianças, adolescentes e jovens residentes na região da Grande Bethânia, composta pelos bairros Vila Bethânia, Arlindo Vilaschi, Caxias do Sul, Soteco, Areinha, Vale do Sol, Nova Bethânia, Campo Verde e Morada de Bethânia.

Em 2021, o projeto do Coletivo Cultura Bethânia foi selecionado pelo Edital de Artes Integradas nº 06/2021, da Prefeitura Municipal de Viana, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Entre os projetos desenvolvidos atualmente pelo Coletivo Cultura Bethânia estão o Cine Cria, com exibições de cineclube no Centro de Inclusão Produtivo da Beleza (Escola de Beleza), no bairro Nova Bethânia; o ViaTour, que consiste em visitas a espaços históricos do município; e o ViaSlam – I Campeonato de Poesia Falada da Cidade de Viana, que acontecerá no dia 30 de janeiro, às 14h, no Teatro Municipal de Viana.

Em consonância com os protocolos de prevenção à Covid-19, o uso de máscara em todos os eventos é obrigatório.

Instagram: @culturabethania

Facebook: @coletivoculturabethânia

Informações para a imprensa:
Assessoria JRSN

José Roberto Santos Neves