Programa Cultiva Viana inicia plantio de Ora Pro Nobis em unidade socioeducativa

A Prefeitura de Viana, em parceria com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES), iniciou nesta terça-feira (15) as atividades do plantio de Ora Pro Nobis na Unidade Internação Metropolitana (Unimetro), em Xuri, Vila Velha.

A ação faz parte do programa Cultiva Viana, que atua nas unidades socioeducativas locais e nas unidades de permanência de adolescentes em conflito com a Lei, com objetivo de fomentar a agricultura, possibilitando novos saberes aos socioeducandos, empreendedorismo e desenvolvimento social econômico.

Na unidade, serão produzidas espécies de Ora Pro Nobis para estudo científico do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de Vila Velha, para produção e comercialização das famílias dos socioeducandos, além da produção de mudas de plantas ornamentais para os parques e jardins e nativas para reflorestamento da cidade.

O programa é uma parceria sem contrapartida para ambos os lados. Os socioeducandos não são remunerados, porém têm acesso a benefícios legais destinados aos que trabalham durante a custódia e ainda aprendem profissões que possibilitarão ter novas oportunidades durante a ressocialização.

Serão plantadas nessa unidade mil mudas de Ora Pro Nobis, de onde serão estudados produtos e derivados diversos, tais como suplementos alimentares, carne vegetal e fármacos, além da produção de 50 mil mudas nativas ano e mais 50 mil ornamentais com essa parceria com o IASES.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo