Alunos de escolas de Araçatiba e Jucu apresentam recital de música no Teatro Municipal de Viana

Reavivar a história das comunidades de Araçatiba e Jucu por meio da música é a proposta do projeto Cante, Conte Comigo. Desenvolvido com mais de 100 alunos com idades entre 4 e 10 anos do CMEI Maria da Penha de Castro Novaes e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba, o projeto promove a iniciação dos pequenos na música durante aulas no período letivo.

Após vários ensaios e atividades, os alunos vão apresentar um recital de música com encenações contando histórias populares das comunidades. Os pequenos vão se apresentar no Teatro Municipal de Viana nesta sexta-feira (29), de 08 às 11h.

O repertório será bem eclético, com composições da música clássica e contemporânea, sem deixar de fora a casaca e o congo, tradicionais na região. Os alunos vão se apresentar utilizando instrumentos produzidos em sala de aula. O recital tem duração de cerca de 1 hora.

O evento, realizado com apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (Semect), foi beneficiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc para dar apoio aos artistas do município.

O projeto foi conduzido pelo professor de música Fábio Coutinho, em parceria com Luciana Rodrigues e Marizete Nascimento da Silva, contadoras de histórias das comunidades.  As aulas estão sendo conduzidas desde o início do ano letivo, com apresentações da história da música e de composições.

“Apresentamos a música aos alunos de forma lúdica, contando sua história, mostrando seus diferentes gêneros e compositores. O projeto faz isso com uso de jogos de associação musical, parlendas e teatro”, comentou o professor.

O maestro conta que, como cresceu na comunidade de Araçatiba e teve os primeiros contatos com a música no bairro.

“Meu objetivo é manter viva a tradição e a história quilombola e do congo presente na minha comunidade. Tenho a responsabilidade de retribuir tudo que aprendi onde cresci e, quem sabe no futuro, ver essas crianças se formando maestros e instrumentistas”, destacou.

Serviço:
Cante, Conte Comigo
Quando:
sexta-feira (29), 9h à 11h;
Onde: Teatro Municipal de Viana.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo