Crianças apresentam histórias das populares de Viana em recital de música

Cultura, história e muita música regional marcaram o recital das crianças do CMEI Maria da Penha de Castro Novaes, do bairro Jucu, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba. Cerca de 100 crianças se reuniram na manhã desta sexta-feira (29) no Teatro Municipal de Viana para conhecer um pouco mais da história das comunidades de Araçatiba e Jucu por meio da música na apresentação do projeto Cante, Conte Comigo.

O projeto promoveu a iniciação musical de mais de 100 crianças durante aulas no período letivo. Como conclusão dos ensaios, os pequenos se apresentaram em um recital que contou histórias populares com jogos de associação musical, parlendas e teatro, além de repertório eclético, com canções contemporâneas, além da casaca e do congo, tradicionais na região.

Alunos com idades entre 4 e 10 anos das unidades de ensino do município se apresentaram utilizando instrumentos produzidos em sala de aula.

O projeto foi conduzido pelo professor de música Fábio Coutinho, em parceria com Luciana Rodrigues e Marizete Nascimento da Silva, contadoras de histórias das comunidades. Ele conta que, além de apresentar a música aos pequenos, a atividade teve o objetivo de reavivar a história das comunidades.

“Meu objetivo é manter viva a tradição e a história quilombola e do congo presente na minha comunidade. Tenho a responsabilidade de retribuir tudo que aprendi onde cresci e, quem sabe no futuro, ver essas crianças se formando maestros e instrumentistas”, destacou.

A professora regente da EMEF Araçatiba, Pâmela Silva de Lacerda, conta que o empenho das crianças no projeto foi destaque.

“Percebemos o comportamento e o empenho dos alunos até mesmo nas nossas aulas. Eles ficaram muito empenhados, animados e motivados com o projeto. Quando há envolvimento da comunidade e família”, comentou a professora.

O evento, realizado com apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (Semect), foi beneficiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc para dar apoio aos artistas do município.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo