Guarda Municipal de Viana participa do lançamento da campanha Maio Amarelo

A Guarda Civil Municipal de Viana participou de evento para lançamento do Movimento Maio Amarelo, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) na manhã desta segunda-feira (02), na sede do órgão em Vitória.

O gerente de Trânsito e Mobilidade Urbana, capitão Adelimar Roberto de Almeida, juntamente com agentes da Guarda Municipal, participaram do evento e apoiam esta ação.

Na ocasião, foram apresentados dados de acidentes no Estado e o cronograma das ações educativas que serão realizadas durante todo o mês, visando conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros e o papel de cada um para salvar vidas no trânsito.

A intenção do movimento é sensibilizar condutores, ciclistas e pedestres da responsabilidade de cada ente social na promoção da segurança de todos os usuários das vias públicas.

O diretor-geral do Detran|ES, Harlen da Silva, destacou o tema da campanha deste ano “Juntos salvamos vidas”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), visando a ressaltar a importância da educação de trânsito para mudar o comportamento da sociedade.

Para a diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, é necessário que as pessoas se envolvam nessa causa. “Desenvolvemos ações durante todo o ano com os órgãos parceiros que estão aqui presentes e o Maio Amarelo é um momento para nos voltarmos para esse tema tão relevante.

O evento de hoje contou com a participação de representantes de outros órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), incluindo a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, Polícia Militar, as Guardas Municipais e, claro, a Secretaria Municipal de defesa Social, através da Gerência de Trânsito e Mobilidade Urbana e a Guarda Civil Municipal de Viana.

O Secretário de Defesa Social, Major Enoni Erlacher, afirmou que a Guarda Municipal de Viana, além de manter as ações de fiscalização, desenvolverá ações educativas e atividades em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas para mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras de trânsito.

Programação

O Maio Amarelo irá promover diversos eventos durante este mês. Dentre eles: curso de mecânica básica para mulheres, simulação de acidentes, moto e vida em ação, pedalaço pela paz e o mega “pit stop”, com revisão veicular gratuita. O movimento incentiva também o uso de blusas e camisas amarelas, além da iluminação de locais públicos com a cor amarela.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo