Feira do Empreendedor de Viana traz programação cultural e exposições

Empreender se tornou uma alternativa para muitos brasileiros, inclusive os capixabas. Em 2020, 78 mil novos empreendimentos surgiram no Espírito Santo, porém este número cresceu ainda mais no último ano: 90 mil empresas capixabas abriram as portas em todo o Estado. O município de Viana se destaca no empreendedorismo com cerca de quase oito mil pequenos negócios espalhados pela cidade.

Os dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) apontam que, entre os principais destaques, está o setor de alimentação. O município de Viana, por exemplo, apresenta o terceiro melhor índice em renda per capita do Espírito Santo.

Histórias de sucesso de vianenses à frente dos próprios negócios, alavancando o comércio local e ajudando a reaquecer a economia mostram o potencial da cidade no empreendedorismo. Por conta disso, a cidade recebe a primeira edição da Feira do Empreendedor de Viana, que acontece entre os dias 5 e 8 de maio, na Avenida Hozache Ferreira Brant, na entrada do bairro Marcílio de Noronha, próximo ao supermercado Extra Center.

O evento terá entrada gratuita e vai reunir micro e pequenos empreendedores de diversas áreas do município, como Agricultura Familiar, Artesanato, Economia Solidária, entre outros.

A feira será realizada pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria da Associação Empresarial de Viana (AEV) e apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A edição contará com um espaço especial para o Circuito de Cervejas Artesanais, com apresentação e degustação de bebidas para os visitantes, próximo ao Espaço Garden, que terá exposição de flores, plantas, arranjos, enfeites e afins. Além disso, quem passar pelo local poderá apreciar comidas típicas e cafés de qualidade que são destaque em todo o Estado, e valorizar o artesanato do município.

Para o prefeito de Viana Wanderson Bueno, a feira é uma oportunidade para os capixabas conhecerem mais das qualidades que a cidade e seus empreendedores têm a oferecer.

“O evento é importante, também, para a retomada da economia neste período pós-pandemia, para estimular novos negócios e incentivar os empreendedores a apresentarem seus produtos aos capixabas, em busca da aproximação entre produtores e consumidores. A proposta da Feira é focar no empreendedorismo e expor as qualidades de Viana e seus empreendedores para todo o Espírito Santo”, explica o prefeito.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Albenes, o evento vem para contribuir no desenvolvimento de empreendimentos e geração de renda no município.

“Nosso objetivo é sempre destacar as produções artísticas, artesanais e gastronômicas de Viana. Os visitantes poderão degustar comidas típicas, quitutes, apreciar flores, orquídeas e prestigiar as apresentações dos grupos culturais”, comenta o secretário.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (27) 3343-3096 e pelo (27) 2124-6703, além dos e-mails semdec@viana.es.gov.br e centrodoempreendedordeviana@gmail.com.

Entrada Solidária

Apesar de ter entrada gratuita para todos os visitantes, a Feira realizará uma ação social com a Entrada Solidária. Aqueles que desejarem, poderão doar alimentos não-perecíveis, leites e agasalhos ao adentrarem o centro de eventos. Todos os produtos arrecadados serão destinados à Comunidade Epifania, localizada em Itararé, na capital.

Programação cultural

Além de apresentar as produções gastronômicas e artesanais dos empreendedores do município, a Feira do Empreendedor de Viana terá ainda apresentações culturais. Os destaques buscam reforçar as qualidades do município capixaba e oferecer ao público uma experiência única.

Confira abaixo a programação da Feira do Empreendedor de Viana:

QUARTA-FEIRA

19h – Palestra com o consultor Marcelo Pimenta, no Auditório do É PRA JÁ.

QUINTA-FEIRA

19h30 – Apresentação musical: Leonan Vieira

22h – Encerramento das Atividades

SEXTA-FEIRA