Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias passam a usar tablets em visitas a domicílio em Viana

Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias de Viana passarão a usar tablets durante as visitas realizadas em domicílio. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) adquiriu 200 aparelhos, que serão distribuídos para todos os profissionais da saúde, para que o serviço à população seja mais seguro, fidedigno, ágil e prático. Nesta quarta-feira (4), foi feita a entrega simbólica dos equipamentos que tiveram investimento de R$ 300 mil, em evento no Teatro Municipal de Viana.

O evento marca o início da informatização do sistema de saúde do município. Após a entrega, os 148 agentes de saúde e 27 de endemias participarão de treinamento coletivo, que se inicia nesta quinta-feira (05). Os agentes serão divididos em turmas com aulas das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O treinamento acontecerá em dois momentos, um coletivo no auditório da Policlínica, em Marcílio de Noronha,e outros in loco, quando será realizado acompanhamento dos servidores diretamente nas unidades a fim de tirar possíveis dúvidas após a capacitação.

Os tablets vão contemplar o quantitativo de 100% dos agentes do município.

“Nosso principal compromisso é cuidar das pessoas que escolheram Viana para viver. A informatização vem para contribuir com a preservação da saúde e melhora na qualidade de vida da nossa população. Por meio de um processo ágil e prático, poderemos obter indicadores e entender nossas necessidades para criar estratégias e oferecer 100% de assistência em toda nossa rede de saúde”, destacou o prefeito de Viana Wanderson Bueno.

Os aparelhos vão ter acesso ao sistema próprio de gestão da Secretaria de Saúde, onde são realizados os cadastros completos de toda população por meio da ferramenta. Segundo a secretária de Saúde, Jaqueline Jubini, os aparelhos estarão sincronizados com o sistema utilizado pela rede pública de saúde, permitindo aos agentes lançar todos os procedimentos realizados nas visitas, direto no sistema. Isso substituirá o modo utilizado até o momento, em que era preciso carregar pastas com diversas fichas e formulários nas visitas e depois computá-las uma a uma no sistema nas Unidades Básicas de Saúde.

“A informatização vem para trazer um marco na forma de prestar saúde no município de Viana. O objetivo disso é fortalecer a nossa atenção básica, de modo que os agentes tenham melhor condição de trabalho, além de otimizar, trazer qualidade e agilidade no serviço”, ressaltou a secretária.

A novidade, além de garantir o registro na base nacional de todas as pessoas e famílias que integram o território de saúde de Viana, permitirá planejamento para as ações de saúde de modo a voltara assistência de forma qualificada em consonância a realidade de saúde de cada local e, além disso, também permitirá a integração das informações entre agentes e unidades de saúde em tempo real.Os tablets têm objetivo de poupar tempo e gerar economia de papel, visto que todas as informações estarão salvas em uma plataforma on-line.

A entrega dos equipamentos traz mais agilidade para os agentes na atuação junto à população, como explica a agente de endemias, Leíse Ottoni.

“É animador ver esse investimento na tecnologia e no trabalho.Com certeza vai ser uma coisa para agregar mesmo ao trabalho. Com a informatização, vamos ter acesso a informações mesmo na rua, seja para fazer planejamentos ou atendimentos. O próximo passo agora é ir para rua e usar essa ferramenta”, comemorou a agente.

Agente de saúde da região de Viana Sede, Débora Zeferino Almeida Barcellos comenta que o uso do tablet vai possibilitar economia de papel e integração de informações com o sistema utilizado pela Saúde.

“Essa entrega mostra que o município está investindo na saúde. Os tablets vão auxiliar no trabalho, vai ser bom não só para nós, mas também para população que é assistida pelo nosso sistema de saúde”, disse Débora.

Novos uniformes

Na ocasião também foi assinadoum projeto de lei que dispõe sobre o auxílio fardamento/uniforme para agentes de saúde e agentes de combate a endemias. O projeto será apresentado na Câmara dos Vereadores de Viana nas próximas sessões plenárias para deliberações.Caso aprovado, o projeto será sancionado pela Prefeitura e um decreto para compra de materiais será editado e divulgado.

Esta é mais uma ação do governo municipal, que demonstra a valorização e o reconhecimento da importância desta categoria que atua na linha de frente, tanto da prevenção, quanto da assistência à saúde da população vianense.

As novas fardas vão garantir melhores condições para o desenvolvimento das atividades destes profissionais, além de facilitar a identificação por parte da população que recebe os atendimentos.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo