Operação Maio Amarelo realiza atividades em Viana para conscientizar população para reduzir acidentes de trânsito

Conscientizar condutores, ciclistas e pedestres de que no trânsito somos todos responsáveis pela promoção da segurança é o objetivo das atividades da operação Juntos Salvamos Vidas em alusão à campanha Maio Amarelo, que acontecem em Viana na manhã desta quinta-feira (12).

O movimento é mundial e teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

A ação será realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Civil Municipal de Viana (GCMV), na Avenida Hozache Ferreira Brandt,  no bairro Marcilio de Noronha.

Para sensibilizar a população para a responsabilidade no trânsito, seja na condução de veículos ou na utilização das vias em qualquer meio de transporte, serão distribuídos panfletos e um simulador de acidentes de trânsito estará disponível para demonstração.

Os agentes da GCMV e da PRF vão mostrar aos cidadãos que medidas simples e eficazes podem ser colocadas em prática para reduzir os acidentes, como utilizar passarelas e faixas de pedestres, respeitar a sinalização, realizar ultrapassagens seguras, não misturar álcool e direção, proteger os mais vulneráveis no trânsito e adotar regras de direção defensiva.

O secretário de Defesa Social (SEMDES), Enoni Erlacher, comenta que a operação tem o intuito de educar a população sobre as responsabilidades no trânsito visando reduzir índices de acidentes.

“Conscientizar o cidadão sobre a importância da segurança viária e a responsabilidade ao volante é o principal objetivo desta ação. A Guarda Municipal realiza operações de fiscalização e educativas em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas para mostrar à sociedade que todos nós podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras de trânsito”, afirmou o secretário.

Operações de trânsito em Viana

A Guarda Civil Municipal de Viana (GCMV) tem realizado diversas operações durante o mês de maio com o objetivo de fiscalizar o trânsito e coibir irregularidades nas vias públicas que passam pelo município.

A operação Minha BR Melhor, realizada no dia 5 de maio, fiscalizou irregularidades em faixas de domínio das BRs 101 e 262 visando melhorar a circulação ao longo das rodovias e facilitar o patrulhamento ostensivo das forças de segurança que atuam em Viana.

Agentes da GCMV, policiais militares e rodoviários federais, fiscais da ECO 101, além dos fiscais de secretarias municipais e membros da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN) participaram da ação que resultou em cerca de 60 notificações a comércios por pinturas ilegais nos viadutos, além de proprietários de construções irregulares, veículos abandonados e materiais descartados irregularmente às margens das vias.

Além desta ação, os agentes da Guarda ainda participaram da Operação Metrópole, realizada nesta terça (10) e quarta-feira (11) simultaneamente em municípios da Região Metropolitana. Em Viana, as ações foram realizadas em diversos bairros com objetivo de fiscalizar e coibir infrações de trânsito.

Durante a ação, foram apreendidos 882 pinos de cocaína, 11 munições calibre .380 e outras duas munições calibre .40 na noite desta quarta-feira (11), no bairro Industrial, em Viana. O material estava em posse de um homem, que foi detido e encaminhado à 4ª Delegacia Regional.

Também foram abordados 38 automóveis e 10 motos. Os condutores passaram por testes do bafômetro e uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi recolhida.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo