Prefeitura conscientiza condutores contra o abuso sexual infantil em ação na BR-101

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data marcada pela realização de ações que visam alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Em alusão à data, a Prefeitura de Viana, por meio das secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES) e Defesa Social (SEMDES), participou de uma ação de conscientização na manhã desta segunda-feira (16), no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, em conjunto com Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES) e com a PRF.

Foram distribuídos panfletos e orientações aos condutores que passavam pelo local com o intuito de alertar sobre o tema e informar a respeito dos canais de denúncias.

“Nós estamos trabalhando em prol do combate ao abuso sexual e exploração. Por meio do trabalho integrado com os demais órgãos, podemos alcançar resultados importantes rumo a proteção das nossas crianças e adolescentes. A população também pode fazer sua parte, discando 100, 181 ou 190, e procurar os conselhos tutelares”, comentou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento de Viana, Glaydston Mendes.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é uma forma de violação de direitos humanos e envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade. Essa violência não ocorre apenas no contexto de exploração sexual, mas também se dá por meio de abusos intrafamiliares ou interpessoais.

Dessa forma, é dever do Estado e de suas instâncias criar medidas de proteção e de conscientização a respeito dos efeitos danosos do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesse sentido, são as ações de enfrentamento que podem gerar sensibilização e mobilização social para combater essas formas de violência.

História da data

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece no dia 18 de maio, data instituída em memória de Araceli Cabrera Crespo, que aos 8 anos foi raptada, drogada, estuprada e morta em 1973, em Vitória, em um caso que ganhou repercussão nacional.

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Kamilla Mariano – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Ygor Amorim

Publicado em segunda-feira, 16 de maio de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915