Viana visita as instalações da Casa dos Açores do Espírito Santo

Recuperar memórias e olhar para o futuro. É impressionante o trabalho do presidente da CAES - Casa dos Açores Espírito Santo, Nino Moreira Seródio, naquela que será a 7ª Casa dos Açores do Brasil, com expectativa para a inauguração em julho. Há 9 anos, o trabalho e o amor pela história - com documentos e registros - tiveram nesta segunda (16) a contribuição de Viana, que doou para o acervo um kit de quadros em tecido da artesã Ruimara retratando monumentos históricos da cidade. 

A Casa dos Açores está situada no Distrito de Ponte José Carlos (Iuru), em Apiacá, que teve povoamento açoriano, em 1842, Viana, cidade-irmã, por sua vez, foi fundada por imigrantes do arquipélago de Açores, conjunto de ilhas de Portugal, no ano de 1813. Cerca de 210 anos depois da chegada das primeiras 53 famílias açorianas, o município ainda carrega traços da imigração, seja na cultura, religiosidade e até mesmo nas pessoas.

Da comitiva participaram o prefeito Wanderson Bueno, o vice-prefeito Fabio Dias, Regiane Teodoro do Amaral, diretora geral do Ifes Campus Viana, Fabiane Passamani Mariano, professora e pesquisadora do Ifes e Robson Malacarne, professor e coordenador de extensão do Ifes. Todos recebidos pelos prefeitos de Bom Jesus do Norte, Antonio Gualhano Azevedo, Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sergio Cyrillo, e representando o prefeito de São José do Calçado, Cláudio Canova. Um verdadeiro tour pela Casa foi oferecido, com relíquias e registros fotográficos.

E este ano, quando comemora 160 anos, segundo Wanderson Bueno, Viana terá uma programação especial voltada para a história da imigração lusitana no município e na contribuição com a história dos antepassados açorianos que contribuíram com o desenvolvimento de Viana.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Kamilla Mariano – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto Márcia Brito

Publicado em segunda-feira, 16 de maio de 2022

Atualizado em terça-feira, 17 de maio de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915