Dia Internacional da Biodiversidade: diversidade e preservação de ecossistemas são destaque em Viana

Neste domingo, dia 22 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com o intuito de sensibilizar a população de todo o mundo a respeito da importância da diversidade biológica e sua preservação em todos os ecossistemas.

No município de Viana, possuímos uma rica diversidade biológica privilegiada nas áreas de Mata Atlântica preservada no Parque Natural Municipal Rota das Garças, nas Fazendas Experimentais do Incaper, nas propriedades agrícolas, nas áreas de reflorestamento particulares e públicas. A preservação desses recursos é fundamental para o desenvolvimento sustentável do município.

Nessas áreas são encontradas espécies de flora como: cedro, pau-brasil, pata de vaca, pau d’álho, pau ferro, urucum, goiaba, ingá, maricá, palmito jussara, e espécies da fauna como: saguis, sabiá laranjeira, anú branco, socó, bem te vi, lagartos, preá, gato do mato, porca espinho, tatu, capivara, paca, dentre outras.

Preservar esse rico ecossistema é de responsabilidade da nossa geração e das gerações futuras, para cuidar das relações de equilíbrio existentes entre todos os seres vivos desse planeta.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo