Viana vai a Portugal acelerar projetos na Câmara de Desenvolvimento Econômico

Representantes do município de Viana vão a Portugal em novembro para trocar experiências para projetos que serão realizados na cidade. Nas visitas a várias cidades deste país, já está agendada a ida a Valongo, cidade que faz parte da Área Metropolitana do Porto. Viana é a única cidade capixaba selecionada a participar de congresso internacional de prefeituras, que debate, durante o evento Missão Técnica InovaJuntos, projetos para a gestão pública, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que aconteceu nesta segunda (23) e terça-feira (24) em Brasília.

Viana participou de debates temáticos sobre desenvolvimento econômico e inovação e desenvolvimento territorial. No encontro, o prefeito de Viana Wanderson Bueno, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Albenes, e o gerente de Desenvolvimento Econômico, Maikon Linhals, apresentam os projetos adotados no município para prefeitos de outras cidades do país, inclusive da União Europeia.

“A iniciativa de Cooperação Urbana Triangular é muito atrativa para Viana. Inovar na gestão pública, promovendo projetos para desenvolvimento da cidade, é necessário para solucionar os desafios da administração. Nosso município está em pleno desenvolvimento e esse evento traz oportunidades de pleitear oportunidades de cooperação e ingresso em outros projetos para o crescimento do município”, destacou o prefeito.

Gisela Barbosa, chefe de divisão de cidadania e juventude do município de Valongo, apoiou a troca de conhecimento entre as cidades. No âmbito da cidadania, Valongo conquistou três reconhecimentos internacionais para o município considerado uma cidade doze estrelas pelo conselho da Europa e tendo recebido uma menção honrosa nos prêmios OIDP em 2018.

Neste ano, o tema da conferência é Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal. Viana é a única cidade capixaba no evento e um dos 20 municípios do país selecionados no edital do InovaJuntos para o projeto de Cooperação Internacional entre municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos.

O projeto é uma oportunidade de encontrar soluções para os problemas reais da administração pública, a partir do cofinanciamento da União Europeia, com a identificação de boas práticas e troca de experiências. Também visa estabelecer espaços de inovação territorial nos Municípios por meio da cooperação triangular com cidades portuguesas e latino-americanas.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo