Alunos do ensino fundamental visitam a Usina de Compostagem de Viana

Os alunos da EMEF Araçatiba tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre reciclagem, compostagem e educação ambiental. Estudantes de 7 a 11 anos visitaram a Usina de Compostagem e aprenderam, com a palestra da Oceanógrafa do Instituto Lixo Zero, Gabriele Ferreira, um pouco sobre como fazer a compostagem utilizando garrafas pet, material orgânico e resto de frutas.

O material que é descartado da Real Café é oferecido para a produção da compostagem, para que seja reaproveitado com o auxílio de máquinas que transformam todo o conteúdo em composto orgânico.

Foram produzidas cerca de três mil toneladas de compostagem em 2021. Todo o produto é vendido a produtores ou interessados no material por um valor simbólico.

As crianças não apenas aprenderam sobre compostagem, mas também tiveram a divertida oportunidade de colocar a mão na terra e produzir seus próprios compostores, com o material orgânico que trouxeram de casa, o composto da própria usina e material seco. Também entenderam a diferença entre lixo e resíduo, sendo lixo tudo aquilo que é descartado e resíduo, tudo o que pode ser reaproveitado.

PARCEIROS E OBJETIVOS DA USINA

A Usina é formada pelas parcerias da Empresa Real Café, Prefeitura Municipal de Viana e Incaper.

Com o objetivo de transformar os resíduos orgânicos industriais gerados pela Real Café em um pré-composto de qualidade e disponibilizar para os agricultores.

QUANDO FOI INAUGURADA?

08 de dezembro de 2018.

COMO FOI CRIADA?

Os resíduos orgânicos agroindustriais e urbanos podem gerar problemas ambientais se não forem corretamente destinados. Usualmente são destinados para aterros sanitários, porém podem ter uso nobre se aplicados na agricultura.

Para solucionar o problema da destinação de alguns resíduos agroindustriais, a Prefeitura Municipal de Viana, Real Café e o INCAPER, implementaram a construção de uma Usina de Compostagem no município de Viana. Nela é feita a mistura e secagem dos diferentes resíduos, visando a produção de um pré-composto, o qual será fornecido aos agricultores para o uso agrícola.

O QUE É O PRÉ-COMPOSTO?

É uma mistura de materiais orgânicos composto por borra de café (oriundo da produção de café solúvel), palha de café, cinza de eucalipto, pó-de-serra, poda de árvores. O pré-composto possui em média 30% de umidade.

COMO É PREPARADO O PRÉ-COMPOSTO?

Os materiais a serem compostados são colocados no pátio de compostagem em uma proporção previamente estudada e uma máquina é utilizada para revolver os materiais em média de 5 dias. Após esse período, o pré-composto segue para as propriedades rurais que solicitaram o produto.

IMPORTÂNCIA DE COMPOSTAR O PRÉ-COMPOSTO?

O pré-composto é um material semicompostado, portanto, deverá ser compostado antes de ser utilizado, esse período dura de 30 a 45 dias (de acordo com o clima), durante esse tempo o pré-composto esquenta muito e transforma-se em um composto estruturado e rico em matéria orgânica, que auxilia muito na melhoria  da condição física do solo, pois a matéria orgânica ajuda a manter  o solo úmido, aumenta o número de poros do solo e com isso as raízes conseguem aprofundar melhor.

Além de permitir uma estabilidade mineral e  fornecendo  alguns nutrientes e micronutrientes. Compostar o pré-composto evita a proliferação de mosca de estábulo.

COMO DEVO COMPOSTAR?

O pré-composto deve ser preferencialmente coberto durante o processo de compostagem, a fim de evitar a proliferação  de mosca do estábulo e também de evitar a lavagem do mesmo (pela chuva), que acarreta em perda de nutrientes.

Deixar o pré-composto coberto em torno de 30 dias antes de ser utilizado.

Importante deixar o pré-composto compostando nesse período, para ficar curtido. Assim ele não atingirá altas temperaturas no solo e não queimará as plantas.

COMO DEVO UTILIZAR O PRÉ-COMPOSTO JÁ COMPOSTADO?

Utilizar as mesmas doses recomendadas para esterco bovino.

Cobertura: Utilizar em média 3 litros por  m² de área quando for feita a adubação por superfície.

Cova: Utilizar em média 3 litros por cova de 40x40x40 cm, quando o pré-composto esfriar.

COMO ADQUIRIR O PRÉ-COMPOSTO?

1º Passo: Procurar a Secretaria de Agricultura de Viana para realizar cadastro, preencher o requerimento do produto e emissão da DAM;

2º Passo: Levar o comprovante de pagamento da DAM para a Secretaria de Agricultura;

3º Passo: Solicitação é enviada para Usina e será marcada a entrega do produto de acordo com a demanda.

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA USINA

Em funcionamento pleno, a usina tem a capacidade de produzir em média 3.000 toneladas de pré-composto por ano.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Kamilla Mariano – Estagiária de Jornalismo