Prefeitura de Viana promove atendimento odontológico domiciliar

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), desenvolve ação de prevenção e orientação para saúde bucal de pacientes acamados e domiciliados. O objetivo é prestar um atendimento humanizado, com respeito à condição médica do paciente.

O atendimento é feito por uma equipe composta por agentes de saúde e cirurgiãs dentistas do sistema de saúde do município. O grupo tem visitado pacientes acamados e domiciliados do bairro Marcílio de Noronha II em uma retomada do projeto de atendimento domiciliar, adiado em decorrência da pandemia causada pela covid-19.

Os profissionais atendem pacientes para saber as necessidades do paciente e complexidade do tratamento. Ações como essas são feitas frequentemente pelos dentistas da rede municipal com o objetivo de levar aos pacientes, que por diversos motivos não conseguem ter acesso ao atendimento presencial em uma unidade de saúde.

Além do atendimento ao acamado, os profissionais também oferecem orientação preventiva e odontológica aos familiares do paciente.

A coordenadora das Unidades Básicas de Saúde de Marcílio de Noronha II e Primavera, Clayde Berger de Oliveira, destaca que o projeto acontece conforme definido pela diretriz de atenção básica em saúde do município.

“Esse projeto traz a humanização e aproximação com o paciente que não pode comparecer a uma unidade para receber uma avaliação. Neste momento, é feito um planejamento para que esse paciente receba todo o atendimento necessário e tenha acesso à saúde”, comenta Clayde.

A cirurgiã dentista Luiza Soares de Abreu Neves explica que a visita serve para o desenvolvimento de um prontuário odontológico, mas de certa forma clínico.

“Nessa primeira visita, anotamos a necessidade do paciente e passamos orientações aos cuidadores. Em alguns casos, marcamos um retorno da visita ou até mesmo na remoção para uma unidade de saúde. Isso é definido conforme a demanda”, destaca a cirurgiã.

Dona Iracema Barbosa é uma das pacientes acompanhadas pelo programa e afirma que “sempre foi bem atendida pelos profissionais que realizam visitas domiciliares” e destaca que se sente assistida pelo sistema de saúde.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Tainá Campos — Gerente de Jornalismo