Guarda Municipal de Viana participa de oficina sobre violência contra as mulheres

Fotos: Victor de Almeida

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Viana (GCMV) participaram na tarde desta quarta-feira (01) de uma oficina para debate de aspectos psicossociais e jurídicos da violência de gênero e da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

A palestra foi realizada pelo Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em parceria com as secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES) e Defesa Social (SEMDES).

A atividade apresentou temas como violência de gênero e violência doméstica e familiar contra as mulheres; rede de atendimento às mulheres em situação de violência e Lei Maria da Penha.

“A capacitação favorece o trabalho dos nossos agentes, que atuam no primeiro atendimento em casos de violência doméstica e a pessoas em situação de vulnerabilidade. Com a Guarda Municipal capacitada, podemos dar à sociedade mais segurança”, apontou o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher.

Segundo a coordenadora do Nevid, Cristiane Esteves Soares, a capacitação tem objetivo de implementar aquilo que estabelece a Lei Maria da Penha.

“O objetivo da capacitação é sensibilizar e dar um atendimento mais qualificado a mulheres em situações de violência, além de buscar uma integração entre as instituições envolvidas”, comentou Cristiane.

O secretário Glaydiston Mendes destaca que a atuação da SEMTRADES em atendimentos a mulheres e serviços disponibilizados às vítimas de violência doméstica no município.

Foto: Richard Viana

“A secretaria tem acompanhado as mulheres vítimas de violência e coordenado o projeto Homem que é Homem, em conjunto com a Polícia Civil. Essa é uma oportunidade de melhorar nossos atendimentos para que a cada dia possamos avançar em um melhor serviço para nossas mulheres e famílias afetadas por essas agressões”, destacou o secretário.

A iniciativa objetiva contribuir para a atuação dos guardas para o atendimento das situações que envolvem a violência doméstica e familiar contra a mulher sob a ótica dos Direitos Humanos.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Tainá Campos — Gerente de Jornalismo