Junho Lilás: o mês de conscientização sobre o teste de Pezinho

No mês de junho, é realizada a campanha de conscientização sobre o Teste do Pezinho, o teste necessário para os recém-nascidos até sete dias de vida. O exame é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê para identificar doenças graves.

O teste identifica cerca de 14 grupos de doenças, que são divididos em 5 fases: 1° etapa a fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias; hipotireoidismo congênito; doença falciforme e outras hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; deficiência de biotinidase; toxoplasmose congênita. Na 2° etapa as galactosemias; aminoacidopatias; distúrbios do ciclo da ureia; distúrbios da betaoxidação dos ácidos graxos. Já na 3° etapa doenças lisossômicas; na 4° etapa imunodeficiências primárias; e na 5°, atrofia muscular espinhal.

Em Viana, o teste pode ser realizado nas 18 unidades de saúde municipais. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizam o acompanhamento das famílias e alertam sobre a importância da realização do teste.

“O teste do pezinho é importante ser feito no início, logo nos sete primeiros dias de vida, pois ele detecta várias doenças. Quanto antes for feito o diagnóstico das doenças, melhor é para iniciar o tratamento da criança. Assim que nasce uma criança no território de abrangência dos agentes comunitários, os eles informam a família da importância de fazer esse teste”, explicou Priscila Roriz, referência técnica da Gerência de Atenção Básica de Viana.

Novo teste do Pezinho
No último mês, o Governo Federal sancionou a Lei nº 14.154, que determina o aumento do número de doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agora  o exame passa a detectar 50 doenças, aumentando assim a importância da realização do teste nos bebês.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Kamilla Mariano – Estagiária de Jornalismo