Viana prepara ações de preservação para Semana do Meio Ambiente

O município de Viana possui uma rica diversidade biológica, com paisagem repleta de riquezas naturais e mais de 20% de área coberta por Mata. Preservar esse rico ecossistema é fundamental para o desenvolvimento sustentável do município e responsabilidade de toda sociedade.

O dia 5 de junho é a data marcada para celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, o tema da comemoração é “Uma Só Terra” e tem como foco a vida sustentável em harmonia com a natureza. Pensando nisso, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), preparou uma programação com diversas atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente.

O evento teve início nesta segunda-feira (06) com palestra para servidores públicos de Viana feita pelo mestre em Ecologia e Recursos Naturais, Walter Có. O tema do debate foi a importância do reflorestamento para a manutenção do clima local e global.

“Meio ambiente são três coisas: o ar que você respira, a água que você bebe e a comida que você come. As três coisas mais importantes da sua vida vem do nosso meio ambiente. Cuidar dele é importante, porque sem essas três coisas nada mais existe”, disse o mestre.

A semana conta com ações especiais até sexta-feira (10), com atividades voltadas para servidores, alunos da rede municipal e idosos.

O destaque da programação é o lançamento do programa de bem-estar animal, que ocorre na quarta-feira (08). Serão distribuídas vacinas antirrábicas, além de feira de adoção.

“Nesta semana, celebramos nossa biodiversidade privilegiada. Temos a responsabilidade de reflorestar e recuperar áreas de diversidade ecológica para preservar nossos recursos naturais. Estamos trabalhando, desenvolvendo políticas públicas para conscientizar a população para termos dias melhores no futuro”, apontou o prefeito Wanderson Bueno.

Terça-feira (07)

Local: Jucu e Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba

Horário: 7 horas

Público Alvo: Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nelson Vieira Pimentel (Viana Sede)

Ação: Lanche, trilha monitorada sobre a importância do reflorestamento para a manutenção do clima local e global.

Quarta-feira (08)

Local: É Pra Já, em Marcílio de Noronha.

Horário: 9 horas

Público Alvo: Munícipes de Viana.

Ação: Apresentação do Programa de Bem-Estar Animal, Vacinação Antirrábica, Feira de Bem-Estar Animal.

Convidados: Prefeito, Vice, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Secretarias, Secretário Estadual de Meio Ambiente, COMDEMA, ONGs da causa de bem-estar animal, protetores independentes, estudantes do 1º ano da EMEF Marcílio.

Quinta-feira (09)

Local: Marcílio de Noronha, Jucu e Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba

Horário: 7 horas

Público Alvo: Grupo da Terceira Idade de Marcílio de Noronha