Festa do Divino Espírito Santo reúne centenas de pessoas em missas e celebrações

O fim de semana foi marcado por religiosidade e cultura em Viana. A 205ª Festa do Divino Espírito Santo teve programação repleta de novenas, missas e procissões, além de quermesse, comidas típicas, shows, leilão e sorteios.

A importante manifestação cultural foi trazida por colonos açorianos que povoaram Viana no século XIX. Centenas de fiéis se reuniram na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, entre sexta-feira (03), 50 dias após o Domingo de Páscoa, e domingo (05), no dia de Pentecostes.

A festividade retornou ao modelo tradicional neste ano após período de interrupção por conta pandemia da covid-19. O evento foi uma oportunidade para fiéis se conectarem com a fé e conhecerem um pouco da cultura do município. Para isso, a mensagem levada pelo bispo Dom Geraldo Lyrio na missa festiva de Pentecostes foi uma só: a união.

“Em Gênesis, temos a história da torre de Babel. O orgulho e a vaidade fizeram com que as pessoas não se entendam mais. No velho testamento, a festa de pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, era para comemorar a entrega das leis de Deus para Moisés. Muitas nações visitavam as comemorações e cada um entendia de sua forma a mensagem de Deus. Pentecostes é o lado oposto à tristeza de Babel. A confusão leva à tristeza e a união leva à alegria”, destacou o bispo.

O festejo também é um símbolo da fé dos vianenses, que trabalham de forma voluntária, se doando em prol das celebrações, como é o caso da advogada Selma Rodrigues, de 70 anos.

“Sirvo a Deus e Nossa Senhora nesse trabalho voluntário há décadas. É um sentimento muito grande, sinto que o coração até pulsa quando participamos das missas e procissões. É com satisfação que sirvo a Deus”, disse Selma.

O evento é a tradição religiosa mais antiga da cidade e reúne a cidade em um momento de fé, como explica Nilson Machado, que frequenta a festa desde criança.

“Além da festa reunir toda a cidade é uma forma de congregar, ajudar e fortalecer a comunidade”, disse Nilson.

O evento contou com apoio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT).

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo