É o Bicho! Adoção, vacinação e doação de alimentos para animais marcam lançamento do programa de bem-estar animal

Adoção de cães e gatos, vacinação anti-rábica e doação de alimentos para animais de estimação marcaram o evento de lançamento do É o Bicho!, o programa de bem-estar animal de Viana, na manhã desta quarta-feira (08), na Praça do Centro Multiuso É Pra Já, em Marcílio de Noronha.

O programa vai oferecer a castração gratuita de cães e gatos de moradores do município, com o objetivo é interromper a reprodução indiscriminada dos animais, diminuindo a incidência de abandonos e transmissão de doenças. Neste primeiro ano de implementação, a previsão é de 2 mil castrações sejam feitas em Viana.

O prefeito de Viana Wanderson Bueno destaca que o lançamento deste programa é um marco na história da cidade, que até o momento não contava com legislações ou programas voltados ao bem-estar animal.

“Este programa é um marco para o município. Estamos trabalhando em prol da defesa dos nossos animais, o que traz benefício para toda a sociedade como consequência. A maneira como tratamos nossos animais reflete o tipo de humano que somos. Fomentar políticas de controle populacional de cães e gatos e reprimir crimes de maus-tratos são ações importantes para o bem-estar animal”, destacou o prefeito.

O prefeito ainda revela que os cuidados com os animais de Viana não param por aí. Serão inaugurados neste ano um Centro de Controle de Zoonoses em Viana e um playground para animais de estimação na Praça do É Pra Já, em Marcílio de Noronha. Além disso, mais eventos de adoção de pets serão realizados pela Prefeitura com o intuito de dar lar aos animais.

O evento contou com a presença de tutores de animais de estimação e representantes de ONGs, como é o caso de Huandra Seibel, fundadora da Associação Pra Mia, projeto que atua voluntariamente divulgando casos de animais em situação de risco e vulnerabilidade da região de Viana.

A tutora do Hope, cãozinho que "assinou" os decretos que estabelecem o Código Municipal de Bem-estar Animal e a padronização técnica para casos de maus-tratos aos animais, destaca que o lançamento de um programa voltado ao bem-estar animal é um grande feito para o município.

“Hope é a personificação da transformação que a gente quer ver na vida dos animais. Eu o resgatei muito doente na rua em 2017, com tumores muito grandes, pneumonia e pata quebrada. Hoje ele está aqui, assinando o código de bem-estar tão importante para a causa animal e representou bem todos os cachorros de Viana”, comemorou Huandra.

Assim como Hope foi adotado por uma tutora responsável, o evento promoveu um espaço para adoção de cães e gatos com o intuito de dar um novo lar para animais. Entre os adotados está a Tigresa, cadela adotada pela autônoma Josiane Cristian da Silva. Ela conta que passou pelo evento e se encantou com os cães.

“A minha filha ama animais. Tínhamos um cachorro e ela pediu muito para adotar outro. Aproveitei esse evento de adoção para encontrar outro animal de estimação e ela escolheu a Tigresa”, comentou Josiane.

A ação contou ainda com atividades recreativas voltadas à educação ambiental para alunos da EMEF Marcílio de Noronha e crianças do bairro. Pintura de rosto, pipoca e algodão-doce de graça foram atrações para estimular a participação de todos. Empresas parceiras também participaram com doação de alimentos para os animais de estimação, dependendo da idade.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo