Idosos de Marcílio de Noronha fazem passeio ecológico e aprendem sobre biodiversidade na Semana do Meio Ambiente

Um grupo com cerca de 40 idosas da Associação da Melhor Idade de Marcílio de Noronha participou de um passeio ambiental na localidade de Jucuruaba na manhã desta quinta-feira (09). Durante o passeio, foram apresentadas as áreas de preservação mantidas pelo município e espaços onde o programa Reflorestar realizou plantio de árvores nativas.

O evento, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), teve como objetivo conscientizar sobre a preservação da biodiversidade de Viana em celebração a Semana do Meio Ambiente.

O passeio começou com uma visita às ruínas da Igreja Nossa Senhora de Belém, em Jucu, e passeio por uma trilha no Centro de Educação Ambiental da Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Jucuruaba. O grupo conheceu a Mata Atlântica preservada durante trilha, com parada no mirante do rio Jucu, para conhecer as espécies nativas da região.

“Esse passeio ecológico tem o intuito de conscientizar a população sobre a preservação da nossa biodiversidade. Ao invés de punir, acredito que o melhor é educar a população, até mesmo porque a disseminação dessa educação é mais fácil. Se cada uma delas passar essas informações que aprenderam hoje para outras pessoas, a mensagem alcança um público maior”, destacou o educador ambiental da SEMMA, Lucas Meira.

Maria Santíssima Domingos de Castro participou do passeio e ficou impressionada com a preservação, principalmente com a árvore símbolo do país, o pau-brasil.

“Foi maravilhoso conhecer a natureza preservada de Viana, em especial o pau-brasil que nunca tive a oportunidade conhecer. Achei maravilho porque essa diversidade está tão perto da gente e saber que aqui há reflorestamento e preservação para as próximas gerações”, disse Maria Santíssima.

As demais atividades da Semana do Meio Ambiente serão realizadas com alunos da rede municipal de ensino nesta sexta-feira (10).

Sexta-feira (10)

Local: Parque Natural Municipal Rota das Garças

Horário: 9 horas

Público Alvo: Alunos da Escola Municipal Washington Martins Filho