Gabinete de Gestão Integrada apresenta dados da segurança pública e debate ações em Viana

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizou nesta terça-feira (08) uma reunião para debater dados e ações para fortalecimento do trabalho da segurança pública no município com o objetivo de aumentar a eficiência do serviço prestado aos vianenses.

A reunião, realizada mensalmente, contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno, do vice-prefeito Fábio Dias, do secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher, representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), das polícias Militar (PM), Civil (PC), Rodoviária Federal (PRF), Federal (PF) e Penal, Guarda Civil Municipal de Viana (GCMV), entre outros.

O prefeito Wanderson Bueno destacou a importância da integração das forças de segurança para realização de ações e desenvolvimento de políticas públicas.

“Ações integradas entre as forças de segurança contribuem para redução de índices de criminalidade e consequentemente trazem mais sensação de segurança para nossa população. Por isso reuniões como essa que promove o intercâmbio de informações e experiências entre os agentes de segurança são importantes para o planejamento de políticas municipais de segurança de forma integrada”, destacou o prefeito.

Durante o encontro, foram apresentados os dados de maio e a redução dos índices de crimes no município comparados ao mesmo período no ano passado. Por exemplo, houve uma queda de 16,7% em casos de homicídio. Também foi ressaltada a redução de 46,15% no número roubos a transportes coletivos, além da diminuição de 38,46% nos dados de roubo a estabelecimentos comerciais.

Na reunião, também foram apresentados os resultados das ações desenvolvidas no mês de abril pela Guarda Municipal e a Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN). Dos dados, destacam-se as 75 apreensões e as operações de fiscalização feitas pelos agentes da comissão, resultando na apreensão de produtos vencidos e equipamentos de som.

“As reuniões são fundamentais para estarmos atentos às demandas e aos números da segurança no município. Trabalhamos por melhorias para o cidadão vianense e pela sensação de segurança na cidade. O objetivo é discutir os índices de violência e tratar as estratégias de combate, prevenção e repressão”, pontuou o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher.

Entre as ações discutidas, os presentes ressaltaram que a partir deste mês boletins de ocorrência sobre perda de documentos e pertences e ocorrências de trânsito sem vítimas devem ser registrados, exclusivamente, pela Delegacia Online. A medida facilita o atendimento do público, que buscam às vezes por uma delegacia física, e desconhecem a oferta do serviço pela internet.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Tainá Campos — Gerente de Jornalismo