COIFIN VIANA: Operação Força Total fecha estabelecimento que vendia bebidas e alimentos com prazo de validade vencidos

Fotos: COIFIN VIANA

A Comissão Interna de Fiscalização Integrada (Coifin) realizou mais uma operação de fiscalização em Viana na noite desta sexta-feira (11). A comissão fechou um estabelecimento e executou ações preventivas e orientativas em locais próximos ao Centro Multiuso “É Pra Já”, no bairro Marcílio de Noronha.

A fiscalização aconteceu em quatro locais. No primeiro, os agentes encontraram alimentos sendo comercializados com a data de validade vencida, com rótulos danificados/rasurados, dificultando a verificação. Além disso, as condições sanitárias também estavam precárias, o local exalava um forte odor, sujeira, teias de aranha, o freezer que armazenava comida necessitava de limpeza e higienização, e bebidas com validade vencida. Todo material foi apreendido e levado para descarte.

A distribuidora foi interditada e notificada pelos fiscais de Posturas da Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos e pela Vigilância Sanitária, devido à recorrência, e notificada pelos Bombeiros e vigilância sanitária. Neste local foram apreendidas 164 bebidas, 111 doces e 02 produtos alimentícios/conservados vencidos desde o mês de agosto de 2021.

Já no segundo local visitado, também foram encontrados alimentos com datas de validade vencidas e violadas e cigarros sendo comercializados sem a nota fiscal. O dono do estabelecimento foi levado para a Polícia Federal para prestar esclarecimentos. Além disso, os demais funcionários foram orientados sobre a higienização e acondicionamento corretos. Nesta distribuidora 36 bebidas, 22 doces e 408 maços de cigarros Gift, de procedência estrangeira, foram apreendidos.

FOTOS: COIFIN VIANA

Além das fiscalizações a estabelecimentos, um cidadão embriagado e portando arma foi preso e conduzido à Delegacia Regional de Cariacica. O indivíduo foi abordado pelos agentes da Guarda Civil Municipal no limite dos municípios de Viana com Cariacica.

"As operações da COIFIN servem para coibir ações criminosas em Viana de forma preventiva e fiscalizadora. Devido ao trabalho das forças de segurança do nosso município e da parceria da população, por meio de denúncias, seguimos trazendo mais segurança para os vianenses", pontuou Enoni Erlacher, secretário de Defesa Social.

A comissão atuou junto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal (GCM). Também fazem parte da Coifin, servidores e fiscais e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Trabalho e Desenvolvimento Social, Vigilância em Saúde, e Posturas.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo