Prefeitura orienta população a combater o Aedes aegypti

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor de dengue, chicungunya e zika, doenças responsáveis pela infecção de cerca de 100 milhões de pessoas por ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, adotar cuidados redobrados contra o mosquito é importante para evitar disseminação dessas doenças.

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), realiza ações de combate ao mosquito transmissor durante todo ano e de forma intensificada em períodos sazonais. Entre as medidas adotadas estão a aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) e visitas regulares de agentes de endemias para vistorias de quintais e residências.

Mas o combate ao Aedes aegypti começa em pequenas ações e atitudes simples que podem ser feitas dentro de casa, como evitar o acúmulo de água e limpeza de caixas d’água.

Pensando nisso, preparamos dicas para conscientizar a população para evitar a transmissão de doenças.

Evitar acúmulo de água

O mosquito coloca seus ovos em água limpa. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a limpeza do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação.

Colocar areia nos vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Limpeza de caixas d’agua

Grandes reservatórios, como caixas d’água, baldes e galões, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Tampar reservatórios e evitar acúmulo de água em poças é importante para eliminar criadouros.

Aplicação de desinfetante em ralos

Ralos e canaletas que não têm uso diário devem ser cobertos com telas que impeçam a entrada de mosquitos ou adicione meio copo de água sanitária ou qualquer desinfetante semanalmente. Na hora da escolha, dê preferência para ralos com tampa abre e fecha.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Tainá Campos — Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim — Assessor de Jornalismo
Kamilla Mariano — Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Ygor Amorim

Publicado em sexta-feira, 17 de junho de 2022

Atualizado em sábado, 18 de junho de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915