Viana economiza mais de R$ 112 mil com digitalização de processos

Economia de R$ 112 mil aos cofres públicos! Este é um dos resultados do programa SEMMA Digital, realizado pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de novembro de 2021 até o mês de junho de 2022. Mais de 201.122 folhas de papel economizadas e 18 árvores salvas, esse é o resultado após apenas seis meses de implementação de processos eletrônicos na Prefeitura de Viana.

A medida permite ao servidor público realizar atividades de maneira mais eficiente, sem o uso do papel e de forma eletrônica, colaborando com o meio ambiente e gerando economia ao município de tal forma que chega a reduzir em 90% o tempo de espera dos trâmites processuais. Foram 6.534 processos documentos digitais no período.

O Programa de Educação Ambiental para o Público Interno (PEAPIN), desenvolvido pela SEMMA, foi responsável pela arrecadação de cerca de 410 quilos de papel, 118 de papelão, 78 de plástico e 64 de sucata que foram doados para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi) gerando renda para as famílias.

“É uma importante ferramenta de inovação que gera economia e sustentabilidade ao município. A tendência é que os processos se encaminhem cada vez mais para os meios eletrônicos e tragam mais transparência e agilidade aos servidores e à população”, pontuou o prefeito Wanderson Bueno.

O secretário de Tecnologia e Inovação (SETI), Michel Silva, destaca que a ferramenta dá transparência aos atos públicos, dado que todas as ações realizadas nos processos podem ser auditadas a qualquer momento por órgãos de controle ou requisitados por qualquer munícipe.

“O e-Processos é uma ferramenta inovadora que permite a qualquer cidadão, morador ou não de Viana, protocolar processos de diversos assuntos, como IPTU, e acompanhar de forma online as tratativas, sem precisar sair de casa”, apontou o secretário.

Os dados foram apresentados na Semana Municipal do Meio Ambiente realizada entre os dias 06 e 10 de junho de 2022 que trouxe outras iniciativas do poder público para ampliar a preservação ambiental.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Tainá Campos — Gerente de Jornalismo