Viana visita as instalações da Casa dos Açores do Rio de Janeiro

Em 1813, um grupo de 53 famílias açorianas se instalou onde hoje é a cidade Viana e mais de dois séculos depois é perceptível a sua influência em nosso município, seja com as festividades como as comemorações do Divino Espírito Santo ou na arquitetura da Igreja Nossa Senhora da Conceição e de outros locais importantes na cultura vianense.

É com o intuito de estreitar esses laços que uma comitiva da Prefeitura de Viana composta pelo prefeito Wanderson Bueno, o vice-prefeito Fabio Luiz Dias e a secretária de Esporte, Cultura e Turismo Renata Weixster, junto ao Instituto Federal do Estado (IFES) Campus Viana composta pelo reitor Jadir Pela, pela diretora Regiane Teodoro do Amaral, a professora Fabiene Passamani e o professor Robson Malacarne rumo ao Rio de Janeiro para assinatura de acordo de cooperação técnica com a Casa dos Açores.

As comitivas foram recebidas pelo presidente da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, João Leonardo Soares, e o diretor cultural Daniel Gonçalves. Durante a visita, além da assinatura do memorando, os participantes presenciaram uma intervenção cultural a partir de uma demonstração de música tradicional açoriana tocada em uma viola de quinze cordas.

O objetivo da viagem é, por meio do acordo, criar políticas públicas e ações para fortalecer a cultura açoriana da cidade e também estreitar ainda mais as relações internacionais com o arquipélago de Açores, uma vez que Viana é a cidade que mais recebeu imigrantes açorianos no país.

E este ano, quando a cidade comemora 160 anos, segundo Wanderson Bueno, Viana terá uma programação especial voltada para a história da imigração lusitana no município e na contribuição com a história dos antepassados açorianos que contribuíram com o desenvolvimento de Viana, recebendo o presidente do arquipélago durante as festividades.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kamilla Mariano — Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Israel Magioni

Publicado em terça-feira, 21 de junho de 2022

Atualizado em terça-feira, 21 de junho de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915