VIANA DE RESULTADOS: 100 dias de mãos à obra no Programa Minha Rua Melhor

100 dias de serviços do Minha Rua Melhor em Viana significam 43 ordens de serviço, 2.800 metros de pavimentação e drenagem realizados, 1.700 metros de recapeamento asfáltico feitos, 1.100 lâmpadas de LED trocadas e 800 toneladas de lixo retirados durante os mutirões de limpeza espalhados pela cidade... é tanto resultado que até nos perdemos na conta!

O maior programa de serviços que Viana já viu chega ao centésimo dia de atividades nesta quarta-feira (29), dando cara nova para o município e transformando a realidade da população que escolheu essa cidade para viver.

O programa tem como foco a rua, local onde as pessoas se encontram, onde a vida comunitária acontece e interações sociais, econômicas e humanas se conectam. Este é o lugar ideal para o poder público se fazer presente, por meio de serviços feitos para atender as reais necessidades dos moradores.

O prefeito Wanderson Bueno comemora os resultados alcançados até aqui e destaca que esse é só o começo do programa que vai avançar até 2024, trazendo desenvolvimento para Viana.

“Chegamos ao centésimo dia do programa que veio para melhorar Viana. É com grande alegria que apresentamos resultados por toda cidade, transformando positivamente a vida da nossa população. Estamos na rua todos os dias investindo numa cidade com infraestrutura de ponta para que o morador sinta orgulho da cidade que escolheu para viver. Esse é só o começo! Seguiremos com serviços até 2024 para fazer de Viana uma cidade modelo do Espírito Santo”, pontuou o prefeito.

Durante o ano de 2022, mais de R$ 50 milhões serão investidos. A meta do programa é alcançar 100% de ruas pavimentadas e implementação de iluminação de led em todas as vias, impactando positivamente a vida de cerca de 10 mil vianenses que vivem nas 197 ruas que serão contempladas.

Desde o início dos serviços, as ordens de serviço contemplaram 21 bairros do município e os resultados já podem ser vistos pela cidade. Com 17 obras de drenagem, pavimentação e recapeamento concluídas, além de 14 serviços de implementação de lâmpadas de Led finalizadas, o programa avança com eficiência dando resposta imediata aos anseios da comunidade, como mobilidade urbana, acessibilidade e qualidade de vida.

E os resultados não param por aí... Confira abaixo dados alcançados durante os 100 dias de Minha Rua Melhor.

Pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico

Por meio do programa, 29 ordens de serviço para obras de infraestrutura foram assinadas, contemplando 21 bairros do município, entre eles Ipanema, Canaã, Vila Bethânia, Marcílio de Noronha II, Soteco, Universal, Nova Bethânia, Bom Pastor, Coqueiral de Viana, Arlindo Villaschi, Marcílio de Noronha, Areinha, Ribeira, Campo Verde, Industrial, Biriricas, Bonito, Jucuruaba, Perobas, Mamoeiro, Vila Nova.

Obras de recapeamento e asfaltamento concluídas:

Industrial

Soteco

- Rua Sebastião de Paula Mendonça

Implantação de Led

Uma das vertentes do programa é implementar lâmpadas de Led em 100% das ruas do município até o final de 2022. Nesses 100 dias de serviços, foram trocadas mais de 1100 luminárias em 66 ruas do município. Essa nova iluminação é mais econômica e eficiente, traz mais luminosidade, melhora a mobilidade e traz mais segurança na região.

Limpeza urbana

Os mutirões de limpeza já deram cara nova a 11 bairros durante os 100 dias de programa, entre eles Ipanema, Universal, Parque do Flamengo, Canaã, Primavera, 13 de Maio, Marcílio de Noronha I e II, Industrial, Soteco e Areinha.

Mais de 800 toneladas de lixo foram retiradas das ruas de Viana com serviços de capina, varrição, recolhimento de lixo e lavagem. Outras 600 toneladas de lixo foram retiradas das redes de drenagem e esgoto, desobstruindo 1.400 metros de rede de drenagem. Fazendo uma analogia, o maior animal do mundo, a baleia azul, chega a ter até 30 metros de comprimento e a pesar cerca de 180 toneladas!

A pavimentação das ruas recebeu reparos, totalizando 1.250 metros quadrados de asfalto refeito e cerca de 3 mil buracos tapados.

“Os moradores revelam, quando os encontramos diariamente nas ruas, que têm uma sensação de pertencimento com a cidade. E o que nos pertence, deve ser bem cuidado, mantido intacto, limpo. Ao Poder Público cabe a responsabilidade em provocar e mostrar bons resultados. A população também tem papel importante, como, *por* exemplo, acondicionando corretamente o lixo doméstico para ser recolhido; descartando entulhos no local correto, e nos acionando *por* meio de nossos canais diretos, porque para nós, é um orgulho viver numa cidade que será, na certa, modelo para o Estado e para o país”, afirma Bueno.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo