Banda Júnior da PM abrilhanta segunda noite do Festival de Concertos

 

Teatro Municipal cheio e uma noite regada a música com tamanhã qualidade, como se fossem adultos por trás dos instrumentos. Mas eram crianças que estavam tocando na Banda Júnior da Polícia Militar do Espírito Santo. E é essa juventude que contagiou outros jovens que estavam aplaudindo na plateia. Plateia essa formanda por moradores, curiosos, amantes da música mas, também, alunos de escolas públicas do município. Eles foram ver de perto a apresentação nesta segunda noite do 1º Festival de Concertos de Viana, dealizado até o próxmo domingo (25).

Teve gente de outros municípios também prestigiando o evento. Moisés Siqueira, é morador de Maruipe e foi assistir a apresentação a convite de um pais dos membros da Banda Jr da PM. Ele conta que se surpreendeu com a estrutura do evento e participação do público presente. "Já acompanhei algumas apresentações da Banda Jr, mas aqui em Viana foi diferente. Notei, por parte da organização, uma preocupação muito grande  com os músicos e seus familiares. Sem falar na platéia. Foi sensacional. Viana está de parabéns".

De acordo com o sargento Moisés Junior Siqueira Rangel, um dos participantes do projeto, a Banda Júnior é formada por crianças e adolescentes da Região Metropolitana da Grande Vitória. “As ações buscam oportunizar o acesso das crianças e adolescentes a um novo cenário sociocultural e promover a valorização das principais instituições sociais. O corpo docente é formado por profissionais da Banda de Música da PMES, todos com formação de nível superior, utilizando o ensino não formal da música como ferramenta de inclusão”, explica o sargento.

A Banda integra o Projeto Sociocultural Banda Júnior da PMES que atende cerca de 300 alunos que estão regularmente matriculados na rede de ensino: pública e privada da Grande Vitória. Hoje, os alunos que tocam na Banda do projeto são 56 matriculados. Os ensaios são sempre aos sábados de 8 às 11 horas, no salão de ensaio da Banda de Música da PMES. A faixa etária varia de 14 a 18 anos, mas o projeto envolve ainda alunos colaboradores, que são os maiores de 18 anos que optam em continuar no projeto.

O sargento, explica, ainda que, a Banda Júnior participa de diversos eventos como aniversários, desfiles cívicos, solenidades escolares, entre outros. “A principal função é usar a música como ferramenta de auxílio na formação cidadã de cada um dos seus alunos e também, contribuir socialmente, oportunizando aos seus integrantes, a possibilidade de mudança na pirâmide social”, destaca.

Atualmente, o projeto é comandado pelo Capitão Benedito Correa da Silva e a Banda está sob a regência do Maestro 1º Sgt Adamo Rogério da Vitória. Na apresentação em Viana também integra o repertório, canções como: Brasil Marcha de Guerra (Thiers Cardoso e F. Harold); Fibra de Herói (Teófilo B. Filho e Guerra Peixe); Cicle Of Life (Elton John); La Mer, Besame Mucho e Green Eyes (Ray Conniff).

No sábado (24), a programação continua com apresentação da Banda Filarmônica Jovem de Cariacica, às 20 horas, sob a regência do maestro Frances Serpa. O encerramento das apresentações será no domingo (25), às 17 horas, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Fames sob a regência do maestro Sanny Souza.

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: secom@viana.es.gov.br / comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana  

 

Texto: Geiza Ardiçon e Vinícius Nascimento
Foto(s): Vinícius Nascimento

Publicado em sábado, 24 de junho de 2017

Atualizado em sábado, 24 de junho de 2017

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915