Artesanato vianense ganha destaque em exposição cultural

A arte vianense ganha destaque na Exposição de Ativos Culturais da Lei Aldir Blanc, inaugurada na noite desta segunda-feira (25), na Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede.

São traços artísticos que representam paisagens e registros históricos resgatados das mais diversas formas, seja por meio de uma pintura ou artesanato que destacam as grandes belezas da cidade.

As peças, produzidas pelas mãos de artesãos e artistas plásticos vianenses beneficiados pela Lei Aldir Blanc, entram em evidência em meio as comemorações do aniversário de 160 anos da cidade.

Os ativos culturais representam paisagens e pontos turísticos do município das mais diversas formas, seja por meio de uma pintura ou artesanato para destacar as grandes belezas da cidade.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, destaca que a exposição é uma valorização do artesanato e empreendedorismo do município, além de um fomento deste mercado.

“Temos feito de fato uma festa em comemoração aos 160 anos da nossa cidade! Fizemos a nossa tradicional Caminhada Ecocultural e hoje estamos celebrando a cultura do município, fazendo a abertura dessa exposição. Estamos resgatando a cultura da cidade gradualmente e fomentar o artesanato vianense é fundamental para a preservação da nossa história”, destacou o prefeito.

Resgate histórico é exatamente o trabalho feito pela artesã Mariazinha Lourenço. Ela produziu bolsas com detalhes que remetem ao piso da centenária Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

“Levamos o artesanato de Viana para todo o Estado e país. Nós ouvimos em todos os lugares o quanto é lindo o artesanato vianense. Esse reconhecimento só demonstra que nós não somos apenas artesãs de Viana, somos do mundo. Isso só demonstra a credibilidade do nosso trabalho, que é um dos melhores do Brasil!”, comemorou Mariazinha.

As peças encantaram o público que prestigiou a mostra. Alcir João Cardoso destaca que “as obras retratam de forma artística a cultura e a história de Viana”.

A exposição, realizada pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT), é aberta ao público e recebe visitações das 9h às 18h, de segunda a sexta, até o dia 25 de agosto.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo