Prefeitura realiza 1° Seminário Capixaba de Fomento ao Lúpulo

No Dia Internacional da Cerveja, comemorado nesta sexta-feira (05), os holofotes estão voltados para o município de Viana. Nesta data, palestras enriquecedoras trazem conhecimentos voltados para o lúpulo para os apaixonados pela bebida.

A Prefeitura de Viana, em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e o Sebrae-ES, apresentam o 1º Seminário Capixaba de Fomento ao Lúpulo e da Cadeia Cervejeira.

O objetivo do seminário é apresentar o lúpulo como alternativo viável e importante para o desenvolvimento econômico rural em Viana.  Grandes nomes do país estiveram presentes falando sobre o assunto, primeiramente, houveram 151 pessoas escritas para palestras, porém, tivemos 159 participantes.

O município conta com o primeiro campo de lúpulo experimental municipal do país, com cerca de 110 metros quadrados e 64 pés de lúpulo em crescimento. Ao todo 19 cidades prestigiaram este evento histórico realizado em Viana, a saber: Santa Maria de Jetiba ES, Santa teresa ES, Venda Nova do Imigrante ES, Campos dos Goytacazes/RJ, Domingos Martins, Fundão, São Mateus, Colatina, Muniz freire, Aracruz, Guarapari, Linhares, Serra, Vitória,  Vila Velha, Cariacica. O evento contou ainda com a presença de professores da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Campos/RJ.

O prefeito, Wanderson Bueno, afirma que estamos na direção certa, investimento preciso e gera resultados de qualidade.

“Estou muito feliz com tudo que estamos fazendo por Viana. Realizamos uma grande colheita no final do mês passado, e obtivemos grandes. Esse é um trabalho com grande potencial de desenvolver o agroturismo da cidade, gerar emprego, oportunidade e renda, além de lazer e cultura, fazendo com que Viana alcance novos patamares”, frisou o prefeito.

Palestras

O evento dispôs de profissionais, pesquisadores e especialistas em plantio, colheita e fomentação do lúpulo. Os palestrantes compartilharam conhecimentos necessários para produção de lúpulo como um incentivo para quem deseja investir no ramo.

O evento contou com a participação de profissionais renomados na produção de lúpulo no país, como a pesquisadora e proprietária do Lúpulo Ninkasi, Teresa Yoshiko, o mestre cervejeiro do Grupo Petrópolis, Erik Reinle e o representante do grupo Brava Terra Lúpulos, Matheus Simieli.

Atendimento à imprensa
Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estágiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Kaio Torres

Publicado em sexta-feira, 05 de agosto de 2022

Atualizado em segunda-feira, 08 de agosto de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915