Viana vai receber repasse de R$ 686 mil da Lei Paulo Gustavo

Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Espírito Santo participaram de uma reunião nesta terça-feira (16) para debater sobre a implementação da Lei Paulo Gustavo, legislação que destinará R$ 35 milhões para os 78 municípios capixabas e R$ 40 milhões ao Estado.

O município de Viana será beneficiado com repasse de R$ 686 mil.

O valor é destinado para fomento de atividades e produtos culturais, como forma de atenuar os efeitos econômicos e sociais da pandemia de covid-19. Um dos focos do repasse é o fomento do setor de audiovisual, como produções, ações de capacitação e formação, apoio à cineclubes, salas de cinema, festivais, mostras e outras iniciativas relacionadas.

Os gestores de cultura debateram os impactos, benefícios e oportunidades dos recursos destinados pela nova legislação.

Na reunião, o secretário da Cultura, Fabrício Noronha, junto à equipe da Secretaria da Cultura (Secult) orientou aos gestores municipais de cultura quais serão os próximos passos para adequação do repasse aos 78 municípios capixabas.

O município foi representado pela secretária de Esportes, Cultura e Turismo (SEMECT) de Viana, Renata Rosa Weixter, que é presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado (FORCULT-ES).

A secretária presidiu a reunião ordinária da Mesa Diretora do Fórum para tratar sobre a implementação da lei, dentre outros pontos de pauta. A reunião contou com a participação de secretários e dirigentes de Cultura dos municípios de Vitória, Vila Velha, Domingos Martins, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia, Santa Teresa e João Neiva.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo