Estudo Viana Vacinada é publicado em revista científica internacional

Os resultados do estudo Viana Vacinada foram publicados nesta segunda-feira (29) na revista científica internacional Frontiers in Immunology. O projeto foi apresentado após avaliação por pares e agora cientistas podem conhecer a estratégia inovadora de imunização contra a doença em uma das principais revistas científicas do mundo.

A eficácia do estudo já foi apresentado à Organização Mundial da Saúde (OMS), à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), à Câmara Técnica de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os testes realizados em voluntários vianenses apontaram que a meia dose da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 é efetiva e produz anticorpos neutralizantes em 99,8% dos participantes, resultado semelhante ao alcançado no esquema com dose padrão.

A vacinação com meia dose em Viana começou no mês de junho e alcançou 20.685 participantes, entre 18 e 49 anos. A segunda etapa de imunização foi realizada em agosto. Do total de vacinados, 558 foram selecionados para serem monitorados com coleta de amostras sanguíneas para avaliação de respostas imune humoral (produção de anticorpos neutralizantes) e celular.

O projeto Viana Vacinada é coordenado pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), que faz parte da rede Ebserh de hospitais federais, em parceria com a Fiocruz, patrocinado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Viana.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo