3ª Festa da Cana e do Mel apresenta a maior produção do mercado na Grande Vitória

Você sabia? A cana e o mel que você consome são produzidos em Viana! A cidade abriga as maiores produções deste mercado e abastece municípios da Grande Vitória e até mesmo outros Estados. O setor cresce a cada ano e todo esse resultado da agroindústria vianense gera uma arrecadação de mais de R$ 32 milhões por ano em impostos aos cofres públicos.

A cana-de-açúcar é responsável por um produto essencial para a economia e alimentação: o açúcar. Dela também vem o álcool utilizado em bebidas alcoólicas, como a cachaça e o rum. Sua importância não acaba aqui, pois dela é feito, também, o etanol. Cerca de 70% dessa planta tão versátil consumida na Grande Vitória é produzida em solo vianense, como explica o gerente de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura (SEMAG), Francisco Sizino.

“Os produtores rurais da agricultura familiar encontram em Viana um ambiente favorável para o desenvolvimento de uma agricultura responsável. Estamos incentivando o trabalhador do campo a produzir mais, criando espaços como essa feira para exposição e comercialização”, comentou o gerente.

Não é só na produção de cana que Viana lidera. A Associação dos Apicultores de Viana (AVIAPIS) produz mais de 12 toneladas de mel por ano, a maior da Grande Vitória. Os produtores de mel de Viana encontram no festival mais doce do Estado um espaço único para expor as produções de mel, própolis e bebidas, além de equipamentos para apicultura como EPIs e fumegador, caixa e quadros para colmeia.

O presidente da AVIAPIS, Giliard Volkers, afirma que a produção do mel está localizada principalmente nas regiões rurais de Viana, como Jucu e Baía Nova. A produção encontra aqui um local perfeito para extração de mel devido às diversas flores e plantas presentes no meio ambiente preservado da cidade.

“A festa traz mais visibilidade e possibilidade de comercializar para mais pessoas. A minha expectativa é que, desde o pequeno até o médio produtor, haja mais divulgação e reconhecimento ao nível estadual por conta desse festival. Essa divulgação é muito importante para a expansão de mercado”, comentou o apicultor.

A população pode provar o legítimo mel do município e um delicioso caldo de cana nos estandes da Feira do Empreendedor durante a 3ª Festa da Cana e do Mel, que acontece até este domingo no Parque de Exposições de Viana Sede.

O prefeito Wanderson Bueno destaca a importância da agroindústria para a cidade e faz um convite especial à população para que conheçam os produtos.

“Essa é a 3ª edição da Festa da Cana e do Mel. Depois de dois anos sem essa festa, nós precisamos fazer esse grande espetáculo para voltar a ver os amigos, as famílias, ter esse momento bacana. Esse destaque para agroindústria mostra como acreditamos em quem produz e empreende nessa cidade”, destacou o prefeito.

A festa não acaba por aqui… Neste domingo (04), o rodeio chega à sua grande final e os palcos estarão repletos de apresentações locais e nacionais para todos os gostos. A abertura dos portões para circulação na Vila Gastronômica, Feira do Empreendedor e Magic Park acontece às 14h.

Confira a programação completa:

Domingo (04/09)

14h - Chorinho Gigante pela Própria Natureza - Chorinho