Chamada de vídeo, pedido de casamento, troca de presentes e outras histórias marcam a festa mais doce do Estado

Após dois anos de saudade, a Festa da Cana e do Mel retornou em sua 3ª edição para agitar Viana. Quatro artistas nacionais e 10 locais se apresentaram no evento, colocando o público para dançar e cantar em coro grandes sucessos do rock, sertanejo e forró.

O festival recebeu mais de 80 mil pessoas em quatro dias de shows, gastronomia, cervejas artesanais e muito agro na festa mais doce do Estado. Vianenses, cariaciquenses, guaraparienses, serranos, entre outros visitantes, compareceram no Parque de Exposições de Viana Sede e, como em todo grande evento, não faltaram histórias para contar.

Quinta-feira (01)

Toda criança, independente da idade, gosta de brinquedos, diversão e muita bagunça, afinal, estão descobrindo um infinito mundo de possibilidades. Para o pequeno Lucas, de 6 anos, conhecer o parque de diversões pela primeira vez, na Festa da Cana e do Mel, foi uma experiência sem igual.

A mãe, Josiane Andrade, moradora de Universal, comentou que foi até o Parque de Exposições com sua família para levar seu filho em todos os brinquedos que ele quisesse.

“Vimos a confirmação de que haveria um parque no evento e logo nos animamos, pois era uma vontade minha e do meu marido de trazer nosso filho ao parque, para ele se divertir com outras crianças e, também, ter essa experiência de viver um mundo de brincadeiras e felicidade. Além de tudo, tenho que falar sobre a estrutura do local, tudo muito bem arrumado, está uma festa linda!”, comentou a mãe.

Existem pessoas sortudas e existe o Daniel Antunes. O jovem, natural de Viana Sede, ganhou folga na sexta-feira e conseguiu curtir os quatro dias de festival. No primeiro dia de festa, Daniel acompanhou o show de João Fellipe e Rafael e outras atrações. Sexta-feira presenciou Nando Reis e Richard Viana. Sábado viu de perto Alemão do Forró e, domingo, dançou muito ao som de Bruna Viola e Rickson Maiolli.

“Que festival sensacional. A Prefeitura está de parabéns pela organização e atrações. Tive a sorte da minha escala ser favorável às datas do evento, não podia ficar de fora. Presenciei os quatro dias e, se tivesse show na segunda-feira, arrumaria um jeito de vir também”, disse o vianense.

Sexta-feira (02)

Adrenalina, emoção, euforia, suspense e medo, todos esses sentimentos em apenas oito segundos. Estamos falando do grande rodeio da festa mais doce. Com o dia livre, Douglas Motta saiu de Vila Velha para ter sua primeira experiência em um rodeio.

Além da empolgação que a competição oferece, Motta enfatiza a importância de eles comunicarem o bom tratamento que os animais recebem. O canela-verde destacou toda a estrutura da festa e a segurança.

“Muito bom ver que Viana não fica atrás das outras cidades da Grande Vitória. A festa está fantástica, desde o estacionamento até a programação. Tudo muito organizado. E o que dizer do rodeio? Um espetáculo! É surpreendente como os peões conseguem manter o equilíbrio com tanta força que o boi faz. Ficava apreensivo a todo instante, mas amei a experiência.  Voltarei em uma futura edição”, citou o vilavelhense.

Diversão para alguns, trabalho para outros. O juiz de rodeio Josenildo Vieira, morador de Cariacica, trouxe a família para aproveitar o campeonato. Josenildo comenta que já é o segundo rodeio aqui em Viana que ele comparece e que a melhora na produção é notável.

“Eu vim para trabalhar, mas sempre trago minha família. Podemos passar o tempo juntos e ainda aproveitar um pouco da festa. A evolução da produção é notável. Que lugar ótimo para trabalhar. O público animado faz a festa ser bela, ainda mais quando eles sabem da segurança oferecida no festival”, falou o juiz.

Agora, imagine você, ter um ídolo na música, um artista que cresceu ouvindo e cantando canções em casa junto com a família, e ter a oportunidade de trocar presentes com esse cantor? Não vemos histórias como essa todos os dias. Foi o que aconteceu com a pequena Maria Luiza, de 8 anos, e seu pai, Leandro Teixeira. Pai e filha tiveram a oportunidade de encontrar o ídolo, o roqueiro Nando Reis, durante a festa mais doce.

A menina era uma das milhares de pessoas na plateia, mas foi notada em especial pelo cantor. Maria Luiza fez uma linda rosa de plástico com um bombom. Nando Reis recebeu com muito carinho e fez a flor de paleta em momentos do show. Ao final da sua apresentação, o artista deu sua paleta personalizada, usada na apresentação, para a menina.

“Foi um show marcante. Conseguimos ganhar uma lembrança do Nando Reis. Esse momento foi inesquecível e maravilhoso. Eu e ela tocamos violão e adoramos as músicas dele. Não tem como explicar a sensação de ter ganhado a paleta dele”, disse Leandro.

Sábado (03)

Os olhos do Brasil voltados para Viana! Alemão do Forró subiu ao palco no terceiro dia de festa para delírio de 50 mil presentes no Parque de Exposições. Assim foi para os amigos paulistas, Daniel Moreira e Aguida Fernandes. Os dois estão em terras capixabas a trabalho e aproveitaram a folga para prestigiar o evento.

A primeira vez da dupla em Viana foi uma aventura, como comentaram os colegas. Daniel conheceu o forrozeiro pela amiga, que é fã de carteirinha do cantor.

“Que loucura! Somos de São Paulo e estamos em Vila Velha a trabalho. Nunca viemos a Viana, estamos em uma aventura. Não sabíamos como chegar, saímos da reunião, chamamos o carro de aplicativo e viemos com a cara e a coragem. Eu, particularmente, estou surpreso com a estrutura, está impecável”, comentou Daniel.

“É a segunda vez que vejo um show do Alemão do Forró de perto. Sou muito fã, conheço todas as músicas. Não consigo descrever a felicidade que estou sentindo. Que show espetacular, que estrutura incrível, felicidade tremenda”, completou Aguida.

Alemão fez a felicidade de muitos fãs presentes, mas para uma delas foi especial. A sortuda da vez, Rafaela Chaves, estava na primeira fileira e chamou a atenção do cantor que, sem pestanejar, presenteou a fã com uma toalha personalizada e uma foto no camarim no final do show. A jovem tem uma tatuagem no braço esquerdo em homenagem ao cantor, com a frase: “Alemão do Forró eu te amo muito”.

“Sou apaixonada por ele. Uma felicidade que nem consigo descrever. Tenho tatuagem em homenagem, faço parte de fã-clube e acompanho tudo que ele faz. Não acredito que consegui tantos presentes dele” afirmou a fã.

Nathilelly Izaianny saiu do Xuri, em Vila Velha, com os amigos para curtir o show de Gabriel Gava, a atração que fechou o terceiro dia de festa com chave de ouro. Nath só não esperava que a noite dela ia ficar bem mais especial. A menina conseguiu entregar o celular para o cantor, que tirou uma foto. Nath não foi a única da família que aproveito o show. Brycia Damacena, tia da menina, também jogou o celular no palco, mas com ela foi outra história.  O marido de Brycia, que estava na feira gastronômica, viu a cena e resolveu fazer uma ligação para a esposa, porém, quem acabou atendendo o celular foi Gabriel Gava. “Estou de olho em você, rapaz”, disse o marido. Gabriel entrou na brincadeira e resolveu cantar uma música para o esposo de Brycia.

“Saí de Vila Velha só para ver ele. É a primeira vez que estou em um show dele e ele pegar meu celular foi surreal. Esperava por esse momento há anos e hoje pude sentir a energia dele de perto”, comemorou Nathilelly.

Domingo (04)

Como diz o ditado, o melhor fica no final. Um casal apaixonado, junto há mais de três anos, foi assistir a final do rodeio e curtir o último dia de Festa da Cana e do Mel. Parecia uma noite tranquila, onde a única emoção seria a que o evento proporcionava. Porém, Joenderson Santos fez o que ninguém esperava.

Tudo estava planejado há meses, todos os detalhes acertados e faltava um momento especial. Joenderson então entrou na arena do rodeio, pediu para usar o microfone e protagonizou um momento de extremo amor e carinho: pediu sua namorada, Lorena Del Puppo, em casamento, levando a plateia ao deliro! Após esse pedido, com certeza, a resposta não tinha com ser outra, ela disse SIM!

“Meu coração estava a mil. Por várias vezes pensei se faria o pedido em público ou não, mas não poderia deixar essa oportunidade passar. Pulei a grade de proteção, expliquei aos organizadores o que faria, peguei o microfone, me declarei e fiz o pedido. Não me arrependo de nada. Com certeza foi a melhor escolha da minha vida”, disse Joenderson.

A história de Morena Oliveira e Bruna Viola começo há meia década. Em 2017, a filha de Morena, Gabriely Victoria, na época com 5 anos, concorria a Miss Espirito Santo Mirim. Mãe e filha foram ao show que Bruna fazia na cidade, mas o verdadeiro espetáculo da família começaria um pouco mais tarde. Naquela mesma noite, Bruna convidou Gabriely ao palco para tocar um berrante e ajudou a menina a arrecadar uma quantia considerável em dinheiro, que ajudou a família a custear as despesas do concurso de Miss que a pequena disputava.

O talento da menina, mostrado no show da violeira, abriu portas e ela ficou conhecida como “A menina do berrante”. Após o evento, a criança recebeu convite para se apresentar em competições de talentos infantis, participações em novelas, programas e rodeios. 

No domingo (04), Morena teve a oportunidade de agradecer, pessoalmente, a Bruna, tocando o berrante no palco, ao lado da cantora, para uma multidão com mais de 18 mil pessoas.

“É a primeira vez que vejo desde 2017. A Bruna é uma pessoa maravilhosa. Foi muito importante reencontra-la e poder agradecer de perto o que ela fez por nós. A festa foi maravilhosa e a energia contagiante das pessoas me deixou muito feliz. Eu fico inspirada a seguir meus sonhos e da minha filha”, comenta Morena emocionada.

Encontros após a pandemia, presentes de ídolos, amor, carinho, felicidade, diversão. Todas essas histórias fizeram essa edição da maior festa da agroindústria vianense ficar marcada na história. Se prepare, em 2023 tem mais!

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Kaio Torres e Vitor Matias (sob supervisão)

Publicado em segunda-feira, 05 de setembro de 2022

Atualizado em terça-feira, 06 de setembro de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915