Incêndio atinge área do Parque Natural Municipal Rota das Garças, em Viana

Um incêndio de grande proporção atinge o Parque Natural Municipal Rota das Garças, em Viana. A queimada teve início na manhã desta sexta (9). Equipes do Corpo de Bombeiros e do Núcleo de Operações Táticas e Transporte Aéreo (Notaer) atuam no combate às chamas de incêndios em vegetação. Até as 17 horas desta sexta, cerca de 12 mil litros de água já haviam sido usados no combate às chamas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi para a região realizar o combate às chamas e o Notaer foi acionado para dar apoio, pois há locais com focos de incêndio inacessíveis aos homens da Corporação.

Equipes da Defesa Civil do município e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão no local para notificar as pessoas que supostamente teriam provocado o incêndio como forma de “capina” em um terreno particular. Já foi solicitada perícia no local, a ser realizada pelo Corpo de Bombeiros e, comprovado o incêndio criminoso, haverá multa.

A prática de queimar a vegetação para matar plantas nativas para preparar o terreno para plantio enfraquece a terra e causa a perda de  árvores centenárias, dezenas de espécies de pássaros, de insetos, de répteis e de anfíbios.

Apesar de destruir a vegetação nativa e matar muitos animais selvagens, não há registro de vítimas ou danos a imóveis, segundo o Corpo de Bombeiros.

Equipes vão permanecer no local até a noite desta sexta e, caso não consigam debelar os focos de incêndio, retomam os trabalhos na manhã deste sábado.

Atualmente o Parque Natural Municipal Rota das Garças abrange uma área de aproximadamente 400 mil metros quadrados, cinco vezes mais do que o tamanho de quando foi criado, em 2002, e está localizado às margens da BR 262, Km 19, na entrada da Sede de Viana.

Orientações

Viana possui mais de 20% de mata atlântica preservada e uma paisagem repleta de riquezas naturais. Para conservação dessas áreas, o município realiza ações para preservação, como o programa Refloresta Viana e ações de educação ambiental para crianças.

Essa biodiversidade é ameaçada por incêndios, seja de origem natural ou criminosa. Eles são grandes responsáveis pela destruição de biomas e devastação de matas.

Para contribuir com a preservação dos biomas do município, além de evitar transtornos para a população, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) incentiva a população a denunciar focos de queimadas.

A secretaria recebe cerca de 10 denúncias anônimas por semana por meio do portal viana.sislam.com.br, no site da Prefeitura de Viana. Provocar incêndios é crime, de acordo com os Incisos IV e XXIII do Artigo 330 da Lei 3210/2022 presente no Código Ambiental de Viana. A multa mínima para quem comete o ato ilícito é de R$ 1.600,00, chegando a R$ 80.000,00.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do portal. Os interessados deverão acessar a aba superior “Nova Solicitação” e selecione a opção “Denúncia” para preencher as informações e apresentação de provas, como fotos e vídeos. Os pedidos feitos na ferramenta são direcionados para a SEMMA, que promove o atendimento em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos e Ordem Pública (SEMOPS), Defesa Civil de Viana e Corpo de Bombeiros Militar. Os telefones (27) 2124-6722 e (27) 99524-8432 também estão à disposição.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo