Criançada brilha em apresentações no Teatro Municipal de Viana

Um show de fofura e talento, assim foi a tarde de segunda-feira (12) de todos que tiveram a oportunidade de assistir aos espetáculos teatrais feitos por três escolas de Viana, no 4º Festival de Teatro Escolar. A criançada tomou conta do palco do Teatro Municipal de Viana e trouxeram belas apresentações sobre a força do trabalho em equipe e sempre persistir para alcançar o que deseja.

O teatro é uma arte milenar que ajuda a potencializar a criatividade, aumentar o interesse na cultura e o envolvimento com a arte. A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), auxilia para que as escolas do município desenvolvam os dotes artísticos dos estudantes. A iniciativa ficou clara com as apresentações majestosas realizadas pelos alunos.

Com alegria estampada no rosto, a subsecretária de Educação, Leia Maia, abriu o segundo dia do festival. Recebendo a todos os pais e profissionais presentes no local, Leia enfatizou a importância da arte para o desenvolvimento do aprendizado das crianças e o papel fundamental que a escola e a família precisam desempenhar, juntas, para proporcionar um futuro melhor aos alunos.

“Que alegria receber todos os atores, pais e professores aqui. Vocês são os protagonistas dessa tarde. Família, vocês estão de parabéns. A família é a base, sem vocês pode ter uma boa secretária de educação, mas não tem a mesma força de quando trabalhamos juntos. Seus filhos precisam de nós e nossos alunos precisam de vocês. Juntos, podemos construir um futuro melhor para todas as crianças do município”, comenta a subsecretária.

A diretora do EMEF Gislene Silva Queiroz, Maria da Penha Siqueira Novaes, veio acompanhada dos professores e alunos para as apresentações. A escola apresentou o musical “O Rato”, a história de um rato que procura amor em todas as partes sem ter sucesso. O espetáculo realizado pelos alunos arrancaram aplausos de todos os presentes no teatro.

“Nós agradecemos por esse momento único e especial. Muitos aqui nunca vieram ao teatro e a equipe da Secretaria de Educação está proporcionando isso hoje. As crianças estão de parabéns. Superaram a timidez e o nervosismo e prepararam um espetáculo para nós”, diz a diretora.

A estrelinha Eloisa Beatriz Gomes,10, aluna do EMEF Gislene, brilhou como uma das protagonistas do musical “O Rato”. A pequena atriz superou a ansiedade e arrasou no desempenho. “Eu fiquei muito ansiosa, mas amei me apresentar. Me senti muito feliz. É como se eu fosse uma atriz mesmo. Eu ainda penso em fazer um curso e ser uma atriz de verdade”, comenta Eloisa, com todo vigor de uma artista.

O CMEI Joana Batista e o CMEI Bom Pastor apresentaram a mesma peça, mas com diferentes pontos de vista. O CMEI Bom Pastor abriu os espetáculos com a peça “O Grande Rabanete”, ensinando para os espectadores sobre a importância do trabalho em equipe. O CMEI Joana Batista apresentou o mesmo teatro, mas homenageando a famosa horta da escola, que já apareceu em diversos jornais.

“Nós tivemos pouco tempo de ensaiar e trazer essa apresentação, mas é um projeto que já vem sendo desenvolvido no nosso CMEI. A horta é o nosso sucesso, já passou até na televisão os benefícios que ela trouxe para o aprendizado de nossas crianças. Elas amaram fazer essa homenagem. Nós lançamos o desafio da apresentação na segunda-feira (5) e eles tiveram uma semana para ensaiar. Estamos todos orgulhosos”, conta a pedagoga do Joana Batista, Gilmara Silva Barcelos.

E não acaba por aqui. Confira a programação das futuras apresentações:

Terça-feira (27) – 07h30 às 10h30

CMEI Izabel Merscher Helmer;

CMEI Bom Pastor.

Terça-feira (27) – 13h30 às 16h30

CMEI Izabel Merscher;

CMEI Lydia Eliete de Souza.

Quarta-feira (28) – 07h30 às 10h30

EMEF Gislene Silva Queiroz;

CMEI Adélia de Oliveira Silva.

Quinta-feira (29) – 07h30 às 10h30

CMEI Lydia Eliete de Souza;

EMEF Orestes Souto Novaes.

Quinta-feira (29) – 19h às 21h

EMEF Constantino José Vieira;

EMEF Dr. Tancredo de Almeida Neves.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo

Texto: Vitor Matias (sob supervisão)

Publicado em segunda-feira, 12 de setembro de 2022