Prefeitura orienta sobre denúncias de incêndios e turfa no município

Um incêndio em área de turfa foi combatido em ação realizada pela Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS) e Defesa Civil de Viana nesta quinta-feira (15) em Viana Sede.

Foram encontrados seis focos de incêndio de turfa no local e constatado que a queimada teria sido causada por um incêndio ateado na superfície que atingiu o material orgânico do subsolo desta área. As condições do clima e do solo favoreceram a propagação dos focos. Para solucionar, uma escavação foi feita para retirar o material em combustão e o local foi encharcado para realização de troca de calor.

Preservar essa biodiversidade que enriquece a paisagem de Viana da incidência de turfas e incêndios é um dever de todos. Para isso, a Prefeitura de Viana orienta a população a denunciar focos de origem natural ou criminosa.

O município recebe cerca de 10 denúncias anônimas por semana por meio do portal viana.sislam.com.br, no site da Prefeitura de Viana. Provocar incêndios é crime, de acordo com os Incisos IV e XXIII do Artigo 330 da Lei 3210/2022 presente no Código Ambiental de Viana. A multa mínima para quem comete o ato ilícito é de R$ 9.665,52.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do portal. Os interessados deverão acessar a aba superior “Nova Solicitação” e selecione a opção “Denúncia” para preencher as informações e apresentação de provas, como fotos e vídeos. Os pedidos feitos na ferramenta são direcionados para a SEMMA, que promove o atendimento em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos e Ordem Pública (SEMOPS), Defesa Civil de Viana e Corpo de Bombeiros Militar.

Orientações podem ser obtidas pelos telefones (27) 2124-6722 e (27) 99524-8432.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estágiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Ygor Amorim

Publicado em quinta-feira, 15 de setembro de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915