Alunos dos cursos de marcenaria e montador de móveis recebem diploma em formatura

Com os olhos brilhando e um sorriso no rosto, a semana começou especial para os alunos do curso de marcenaria e montador de móveis. A tarde dessa segunda-feira (19) foi para receber o tão sonhado diploma, símbolo de toda dedicação durante as aulas. A solenidade de formatura aconteceu no Teatro Municipal de Viana.

Os cursos são uma iniciativa da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES) e do Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense (Gerar), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES) e o SENAI.

“O Gerar é um programa de extrema importância, pois auxilia na geração de renda para as famílias vianenses. Ele é responsável por captar vagas de empregos nas empresas da cidade. Esse ano dobramos a quantidade de vagas que já foi ofertada desde 2017, ano que o Gerar foi criado. Em 2022 nós ofertamos 33 cursos, até agora, um total de 627 pessoas qualificadas. A prefeitura trabalha para que todos possam ter uma formação de qualidade”, comenta o secretário da SEMTRADES, Glaydiston Mendes

Superando o nervosismo de falar para uma plateia cheia, o aluno do curso de montador de móveis Albino Siqueira, subiu ao palco para prestar homenagem a todos os colegas e professores. “ Espero que cada um de nós consiga colocar em prática tudo que aprendemos durante as aulas. Acredito que eu e os demais alunos teremos a possibilidade de buscar um novo futuro daqui para frente”, diz Siqueira.

Representando os professores, o professor do SENAI Fabrício, parabenizou a persistência de todos os alunos que, em meio às dificuldades, superaram as barreiras e conseguiram o diploma de seus respectivos cursos. “A cerimonia de formatura é um evento de alta relevância social. O formando mostra nesse ato o seu mais elevado valor, por cumprir sua missão de chegar até o topo da proposta que se dispõe a executar”, fala o professor.

Já esperando a chegada dos matérias que comprou pela internet para começar a trabalhar, a aluna formada do curso de marcenaria Elisangela da Hora dos Santos espera abrir seu próprio negocio e mudar sua situação financeira. As 60 horas do curso mudaram a vida da moradora do bairro Canaã, que, agora, esbanja um belo sorriso com seu diploma em mãos.

“O curso foi uma experiência maravilhosa, ele me incentivou muito. Eu estava bem pra baixo e ele me levantou muito, me deu muita expectativa e esperança. Foi a melhor fase da minha vida. Estou muito feliz por fazer”, diz Elisangela.

Elisangela já tem um ótimo parceiro para começar o próprio negócio: o filho Sidney Marcos dos Santos da Vitória. A dupla teve a oportunidade de se formar juntos. Agora, a marcenaria vai estar no sangue da família.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo

Texto: Vitor Matias (sob supervisão)

Publicado em segunda-feira, 19 de setembro de 2022