Aula de campo ensina as crianças sobre a importância da árvore

Os alunos das EMPEFs Luiz Lube e Naly do Sacramento Freitas tiveram uma manhã especial nesta terça-feira (20). Para começar, os amiguinhos de escolas diferentes se reencontraram na Chácara Casa Verde, em Piapitangui. A turma dobrou de tamanho e eles tiveram muito mais colegas para compartilhar o conhecimento.

Para a aula do dia, o quadro, o giz e o caderno deram lugar às árvores e bichos, que fazem da paisagem um lugar de beleza singular. Fica fácil aprender assim.

O conteúdo foi escolhido a dedo para o passeio: a importância da árvore para nossa vida. O tema é uma iniciativa da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, em alusão ao Dia da Árvore (21).

Para tudo ficar ainda melhor, a aula saiu do teórico, com explicação sobre a preservação do meio ambiente, para o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica dentro da fazenda. A atividade tem como intuito educar os pequeninos desde cedo:

"A aula de campo demonstrou muito além do que a gente poderia mostrar em sala de aula. Foram momentos concretos, como o plantio, que trazem a importância da preservação na educação e na formação de cidadãos do futuro", explicou a pedagoga Franciane Bicalho.

E eles amaram. Quando a equipe foi perguntar a uma aluna sobre as atividades, o grupinho se formou para interagir junto.

"Achei as abelhas legais e gostei de plantar árvores porque o nosso mundo precisa preservar a natureza", comentou Valentina Goulart, de 4 anos, da escola EMPEF Naly do Sacramento Freitas. A Louise Pereira, de 4 anos, e a Ana Júlia Lopes, de 5 anos complementaram a conversa: "Na minha casa tem muita árvore com frutinha e é muito legal", disse Louise. "A gente gosta muito de pegar as frutas no pé", falou a Ana.

Os alunos Miguel Silva da Hora, 5 anos, e Luna Castro da Silva, 5 anos, da EMPEF Luiz Lube ficaram impressionados com as colmeias e o mel. As crianças acharam o plantio das mudas fantástico e disseram que as plantas dão frutas, como banana, e pela sombra para descansar.

Durante a visita, os alunos conheceram as abelhas da chácara e conheceram o trabalho em equipe para a produção do mel. Da aula, outro legado foi agregado, a importância da comunidade e de cuidar do espaço onde vivem:

"É muito importante porque as crianças já vivem nesse ambiente e momentos como estes a integram no seu próprio espaço, reforçando a necessidade do cuidado com a natureza", explicou a professora da EMPEF Luiz Lube, Denise Emiliano.

"É de grande valor, eles estão vivendo na prática e, ao lado de casa, aquilo que explicamos na sala de aula", adicionou a professora da EMPEF Naly do Sacramento, Aparecida Dias de Almeida.

Para finalizar a aula com um gostinho de quero mais, os alunos puderam experimentar o mel puro, ainda na colmeia e voltaram para suas escolas com a bagagem cheia de experiências para contar para seus familiares e amigos.

A programação da semana continua com eventos para todas as idades. Confira abaixo: 

21/09/2022 – Quarta-feira: Dia da Árvore

7:00 – Distribuição de composto orgânico da Usina de Compostagem da Prefeitura e de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na feira livre de Marcílio de Noronha;

14:00 – Entrega da premiação aos vencedores da VI edição do Concurso de Desenhos no Gabinete do Prefeito.

22/09/2022 – Quinta-feira: Circuito Reflorestar Viana com a melhor idade

8:00 – Visita às Ruínas de Belém;

9:00 – Fala sobre o Programa Reflorestar Viana e a importância do reflorestamento;

9:30 – Trilha ecológica no Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba;

23/09/2022 – Sexta-feira:

- Circuito Reflorestar Viana com alunos da EMEF Soteco – Agentes Ambientais – campo do América, Soteco.

7:30 – Plantio de mudas nativas no entorno do campo do América por alunos da EMEF Soteco;

8:00 – Fala sobre o Programa Reflorestar Viana e a importância do reflorestamento;

- Trilha ecológica com alunos da APAE no Centro de Educação Ambiental Jucuruaba.

7:30 – Trilha ecológica no Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba com alunos da APAE;

8:30 – Plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na Fazenda Experimental do INCAPER.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Israel Maggioni

Publicado em terça-feira, 20 de setembro de 2022

Atualizado em terça-feira, 20 de setembro de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915