Crianças da Apae conhecem natureza preservada de Viana durante passeio em Jucuruaba

Inclusão, preservação e muita emoção marcaram a manhã desta sexta-feira (23). Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Viana visitaram a Fazenda do Incaper, em Jucuruaba, para sobre a importância da preservação da natureza.

A turminha teve experiências sensoriais como o abraço coletivo na árvore e sentir o cheiro do Paudalho, que se assemelha ao alho. Finalizando a visita, e, por fim, os alunos plantaram mudas de variadas espécies no canteiro da Fazenda.

A atividade foi o encerramento da programação da Semana da Árvore, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) em alusão ao Dia da Árvore, comemorado na última quarta-feira (21).

O passeio foi especial para o pequeno Pedro Soares, de 9 anos, que ama natureza e gosta de pesquisar sobre árvores. Ele participou da ação porque queria encontrar um angelim, árvore antiga da floresta amazônica.

"A árvore Angelim pesa o equivalente a quatro baleias-azuis. Queria muito ver uma. Mas encontrei um jequitibá no passeio e achei muito bom", comentou o menino.

A experiência foi única para as crianças, que puderam ter uma experiência em contato com a natureza, como explica a cuidadora Mirian de Souza Oliveira.

"Esse passeio trouxe um importante o conhecimento sobre a mata atlântica para as crianças. Encontramos árvores nativas que a gente não conhecia. O passeio foi um espaço importante para aprendizado da equipe e dos alunos sobre preservação e sustentabilidade", disse Mirian.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo