Apresentações movimentam IV Festival do Teatro Escolar

Abram-se as cortinas para mais um dia de apresentações das estrelas mirins vianenses. Nesta terça-feira (27) as escolas municipais, CMEI Izabel Merscher Helmer, CMEI Bom Pastor, CMEI Lydia Eliete de Souza e EMEF Washington Martins, apresentaram peças magníficas.

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), auxilia para que as escolas do município desenvolvam os dotes artísticos dos estudantes. A iniciativa ficou clara com as apresentações majestosas realizadas pelos alunos.

Os temas dos teatros foram diversificados e com muita importância social. As crianças ensinaram o valor que a chuva e o sol proporcionam para vegetação e a natureza. Além disso, a EMEF Washington contou como as emoções agem de formas diferentes, amor, raiva, tristeza, confusão, etc.

O jovem Ricson Soares Flores, de 11 anos, comentou sobre a felicidade de participar do Festival e de ter compartilhado bons momentos com seus colegas de turma.

“Gostei muito de apresentar e ter sido um dos protagonistas na nossa peça. Me diverti bastante nos ensaios com minha turma e estou feliz que todos vieram assistir” comentou o aluno.

E os shows continuaram na parte da tarde. Os espetáculos ficaram por conta do CMEI Izabel Merscher e EMEF Padre Antunes Siqueira. Os pequenos artistas levaram a plateia ao delírio com um show de fofura e temas relevantes à comunidade.

Em um espetáculo de três atos, os alunos do CMEI Izabel Merscher retrataram a peça “O Jardim de Cecí”, demonstrando o poder de ajudar ao próximo. Além do teatro, o CMEI apresentou uma performance da música “Vamos cuidar do mundo”, ensinando a todos os presentes no teatro a importância de cada um na preservação do meio ambiente.

A apresentação do EMEF Padre Antunes Siqueira viu no palco um espaço de inclusão, fazendo alusão ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre a importância de inclusão da pessoa com deficiência. O aluno Luan Nicolas, 4, é surdo e fez a interpretação da peça “O Rato” em libras.

O EMEF trouxe, também na Língua Brasileira de Sinais, uma apresentação da música “A diferença é o que nos une”. Luan e os colegas foram ovacionados com palmas e pedidos de bis, com direito a todas as crianças presentes no local aprendendo a canção em Libras. No final, as crianças parabenizaram Luan e os outros artistas do Padre Antunes balançando as mãos, sinal que simboliza aplausos na língua de sinais.

“Nós queremos fazer com que as crianças sintam a importância da inclusão. De ver o colega, por mais que haja diferença, na mesma condição que eles. E o teatro, atrelado a música, para eles se torna algo mais visual. Eles percebem que o colega tem a mesma capacidade deles. Essa é a importância da língua de sinais na apresentação, potencializar o único aluno surdo que temos, mostrando para toda a escola que não há diferença, principalmente, na comunicação”. Destaca o professor de deficiência auditiva Warlen Carlos.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo

Texto: Kaio Torres e Vitor Matias (sob supervisão)

Publicado em terça-feira, 27 de setembro de 2022