Viana apreende 29 animais silvestres mantidos em cativeiro

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal de Viana (GCMV) apreenderam 29 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em uma residência durante operação realizada na manhã desta quarta-feira (28) no bairro Ipanema, em Viana.

A operação foi realizada após uma denúncia anônima indicar que os animais estavam sendo mantidos em gaiolas e sendo vendidos de forma ilegal por um indivíduo.

A Fiscalização Ambiental, em conjunto com a GCMV, foi ao local realizar a vistoria. Ao chegar na casa, os agentes identificaram 29 pássaros em cativeiro e três armadilhas para realizar a captura. O ato infringe a lei municipal Nº 3.210 de 2022, que proíbe efetuar a captura e venda de animais silvestres.

Foram resgatados 3 sabiás; 2 trinca-ferros; 1 melro-preto; 1 sanhaço; 1 caboclinho-frade; 1 tiziue; e 20 coleiros. Os passarinhos serão encaminhados para o IEMA e o IBAMA.

"Os pássaros apreendidos foram capturadas para fins de cativeiro e comércio. É importante conscientizar a população de que esses animais silvestres pertencem à natureza e devem ser livres. O tráfico e a caça de animais é crime, punido com sanções administrativas, multa e até reclusão. São feitas inúmeras fiscalizações no município, solicitamos que a população continue fazendo as denúncias para podermos reprimir os infratores", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Guilherme Cruz.

O suspeito de manter os animais em cativeiro e comercializá-los ilegalmente foi encaminhado para a 4ª Delegacia Regional, em Cariacica, onde prestará esclarecimento.

Em Viana, a população pode denunciar crimes ambientais para a Fiscalização Ambiental por meio do número (27) 99524-8432 ou (27) 2124-6722. Além disso, o município recebe denúncias  de maus-tratos aos animais por meio do programa de bem-estar animal, o É o Bicho!, no número (27) 99822-4116.

Márcia Brito —  Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo